Corporalidade: possibilidade de um conceito a partir de uma revisão narrativa

POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77651

Keywords:

Corporality, Epistemology, . Physical Education and Training

Abstract

The concepts corporality and corporeity have been used by authors in ways that both signal differences and synonyms. This paper aims to analyze the epistemological perspective of the concept of corporality in Brazilian physical education texts published between 2000 and 2020. This is a qualitative work that assumes the methodological principles of a narrative review. The results demonstrate that physical education authors tend to use this concept, activating notions that indicate the presence of Marxism, although other epistemological matrices have been identified. Thus, it is concluded that the concept of corporality can be adopted within the scope of dialectical materialism in Brazilian physical education despite suggesting new studies.

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Author Biographies

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil tadeujrbaptista@yahoo.com.br

Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG.

Professor de Educação Física pela ESEFEGO.

Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNiversidade Federal de Goiás - FE/UFG.

Carlos Herold Junior, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil chjunior@uem.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Educação concluído na Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em educação obtido na Universidade Federal do Paraná (2006) com período sanduíche na Universidade de Estrasburgo. Foi professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO de 1999 a 2013, atuando na graduação em pedagogia e no programa de pós-graduação em educação.Também trabalhou como docente permanente e colaborador no programa de pós-graduação em educação da UFPR, na linha de pesquisa Trabalho, Tecnologia e Educação, de 2010 a 2014. Desde julho de 2013 atua no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá - UEM, lecionando na graduação em Educação Física e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL (PEF), no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM (PPE), na linha História e Historiografia da Educação e no curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Foi bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária-PR e do CNPq. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, com ênfase em História da Educação, História da Educação Física e Formação de Professores. Suas pesquisas ocupam-se da formação histórica da corporalidade, dos usos e representações do/sobre o corpo humano, bem como investigam as diferentes práticas, pensamentos e instituições educacionais que lançam mão de atividades corporais para o alcance de finalidades formativas. Nos últimos anos, grande atenção tem sido dada ao estudo das relações em corpo, educação e natureza por meio de uma abordagem histórica. Nesse recorte temático, a educação corporal existente no movimento escoteiro e no movimento nudo-naturista, existentes nas primeiras décadas do século XX, configuram-se objetos de pesquisa. Editor-chefe do Journal of Physical Education desde 2018 e Editor-chefe da Editora da UEM (Eduem), desde março de 2022.

Patrícia do Socorro Chaves de Araújo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil patricia.daraujo@uepa.br

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL) -Linha de Pesquisa - Trabalho e Formação em Educação Física. Possui Graduação (licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA – 1994), Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA - 2000). Possui Especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física Escolar (UFPA - 1995). Possui Mestrado em Motricidade Humana pela Universidade do Estado do Pará (UEPA-2004). Possui Doutorado em Pedagogia da Educação Física (PUC-2012). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará. Professora do Núcleo de Esporte e Lazer (SEDUC /NEL), Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Lazer (GEL). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, educação, metodologia e ensino

Tereza Luiza de França, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil tereza.franca@ufpe.br

Graduada em Licenciatura Educação Física e Técnico Desportos UFPE(1975). Graduada em Educação Física Infantil-UPE (1972), Especialista Educação Física-UFPE(1997) Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente Professora Associada 3 -UFPE. Integrante de equipe do projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência ensino-pesquisa-extensão na área de Educação Física, com ênfase no Lazer. Atua nos seguintes temas: saberes, formação docente, profissional, corporeidade, cultura e prática pedagógica. Vice-Chefe do Departamento de Educação Física-UFPE. Orientadora no Mestrado em Educação na Universidade da Madeira. Coordenadora e Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas NIEL-DEF-UFPE no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa-CNPq. Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais de Pernambuco. Membro do NDE-DEF-UFPE. Coordenadora do Estágio Supervisionado DEF-UFPE. Membro do NDE-DEF-UFPE

Published

2024-09-13

How to Cite

JOÃO RIBEIRO BAPTISTA, T.; HEROLD JUNIOR, C.; DO SOCORRO CHAVES DE ARAÚJO, P.; LUIZA DE FRANÇA, T. Corporalidade: possibilidade de um conceito a partir de uma revisão narrativa: POSIBILIDAD DE UN CONCEPTO DESDE UNA REVISIÓN NARRATIVA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.77651. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77651. Acesso em: 18 sep. 2024.

Issue

Section

Artigos de Revisão