O ensino de habilidades motoras e as pedagogias críticas da educação física: em busca de novas perspectivas educacionais
in search of new educational perspectives
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78019Palavras-chave:
Habilidades motoras, Pedagogias críticas, Educação Física escolarResumo
O estudo discute o ensino de habilidades motoras no âmbito escolar, situando o debate a partir da guinada epistemológica e pedagógica empreendida pelas pedagogias críticas de Educação Física. Orienta-se pelo seguinte problema: quais as possibilidades pedagógicas para o trato do ensino de habilidades motoras no campo escolar em diálogo com a dimensão crítico-reflexiva das práticas corporais? Tem como desafio discutir o ensino de habilidades motoras nas aulas de Educação Física em uma perspectiva crítica. Trata-se de um estudo inicial, de inspiração ensaística, que busca, por meio de apontamentos epistemológicos, destacar a natureza social, política e cultural das habilidades motoras, trazendo estas reflexões como possibilidade pedagógica para as aulas de Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).