O ensino de habilidades motoras e as pedagogias críticas da educação física: em busca de novas perspectivas educacionais

in search of new educational perspectives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78019

Palavras-chave:

Habilidades motoras, Pedagogias críticas, Educação Física escolar

Resumo

O estudo discute o ensino de habilidades motoras no âmbito escolar, situando o debate a partir da guinada epistemológica e pedagógica empreendida pelas pedagogias críticas de Educação Física. Orienta-se pelo seguinte problema: quais as possibilidades pedagógicas para o trato do ensino de habilidades motoras no campo escolar em diálogo com a dimensão crítico-reflexiva das práticas corporais? Tem como desafio discutir o ensino de habilidades motoras nas aulas de Educação Física em uma perspectiva crítica. Trata-se de um estudo inicial, de inspiração ensaística, que busca, por meio de apontamentos epistemológicos, destacar a natureza social, política e cultural das habilidades motoras, trazendo estas reflexões como possibilidade pedagógica para as aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harrison Souza Bezerra, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil harrisonbezerra@ufpa.br

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2016). É professor efetivo da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFPA.

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil renanfurtado@ufpa.br

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA).

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

SOUZA BEZERRA, H.; SANTOS FURTADO, R. O ensino de habilidades motoras e as pedagogias críticas da educação física: em busca de novas perspectivas educacionais: in search of new educational perspectives. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.78019. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78019. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão