Percepções dos tradutores/intérpretes de Libras sobre a inclusão dos discentes surdos no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia

Autores

  • Francisco Félix da Silva Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil felixsurdoedfisica@gmail.com
  • Luciana Oliveira Monteiro Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil luciana.monteiro@unir.br
  • Silvia Teixeira de Pinho Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil silvia@unir.br
  • Tatiane Gomes Teixeira Universidade Federal de Rondônia Porto Velho, Rondônia; Brasil tatiane.teixeira@unir.br
  • Daniel Delani Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia; Brasil danieldelani@unir.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75707

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino Superior. Surdo.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar a inclusão dos discentes surdos na Universidade Federal de Rondônia, na perspectiva dos tradutores/intérpretes de Libras. A pesquisa caracterizou-se como observacional, de natureza qualitativa e com recorte transversal. Participaram oito tradutores/intérpretes de Libras. Os dados foram coletados por meio de questionário eletrônico do Google Forms. Os resultados revelaram que a falta de preparo/qualificação dos docentes e servidores para atuar com esse público é apontada como uma importante barreira, sendo a comunicação o pior problema. Atividades práticas são mais bem acompanhadas e as atividades teóricas revelam-se desafiadoras, especialmente por conta da tradução/interpretação de determinados termos específicos de cada área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

FÉLIX DA SILVA, F.; OLIVEIRA MONTEIRO, L.; TEIXEIRA DE PINHO, S.; GOMES TEIXEIRA, T.; DELANI, D. Percepções dos tradutores/intérpretes de Libras sobre a inclusão dos discentes surdos no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.75707. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75707. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais