Corpo Metáfora
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.79882Palavras-chave:
Corpo. Mitologia grega. Filosofia. Estado.Resumo
Este artigo percorre uma reflexão sobre o corpo humano como um símbolo das tensões entre liberdade e opressão utilizando a mitologia grega como uma rica fonte de metáforas. Busca refletir o corpo, entendido como uma unidade fundamental do ser, um campo de batalha onde se desenrolam as tragédias da existência. Através da revisão filosófica dos pensamentos de Schopenhauer, Nietzsche, Freud e Cioran, o texto ilustra a tendência humana à submissão, à vontade intrínseca de viver e aos conflitos de ordem social e política que surgem dessa busca. Este ensaio é um convite à reflexão sobre o corpo apresentado não apenas como um ente físico, mas como uma potente metáfora de contradições.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).