Análise de jogo e pedagogia do esporte: reflexões alicerçadas na construção da autonomia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77440Palavras-chave:
Futebol; análise de jogo; protocolo.Resumo
Durante a evolução do futebol, surge um departamento responsável por nutrir a comissão técnica com informações pertinentes ao jogo. O objetivo central deste trabalho é investigar, através dos protocolos de análise de jogo, as informações recolhidas, a participação do treinador, além de ter se buscado entender a autonomia na relação com os jogadores. O método utilizado foi a entrevista semiestruturada com quatro (4) analistas de desempenho, que trabalham em clubes filiados a Confederação Brasileira de Futebol. A partir da análise de dados, foi possível dividir em três grupos: Relação com o treinador; método de análise e reflexão sobre a função. Assim, foi possível perceber que os métodos de análise são fundamentais para a função e os treinadores cada vez mais se aproximam dos analistas, porém, pouco se reflete sobre a maneira de utilizar estes materiais para, pedagogicamente, influenciar os jogadores. Compreendeu-se ser necessário criar um ambiente de aprendizagem com discussões sobre os desafios que o jogo exige dos atletas a partir de ferramentas que auxiliam a prática pedagógica.
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