Análise de jogo e pedagogia do esporte: reflexões alicerçadas na construção da autonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77440

Palavras-chave:

Futebol; análise de jogo; protocolo.

Resumo

Durante a evolução do futebol, surge um departamento responsável por nutrir a comissão técnica com informações pertinentes ao jogo. O objetivo central deste trabalho é investigar, através dos protocolos de análise de jogo, as informações recolhidas, a participação do treinador, além de ter se buscado entender a autonomia na relação com os jogadores. O método utilizado foi a entrevista semiestruturada com quatro (4) analistas de desempenho, que trabalham em clubes filiados a Confederação Brasileira de Futebol. A partir da análise de dados, foi possível dividir em três grupos: Relação com o treinador; método de análise e reflexão sobre a função. Assim, foi possível perceber que os métodos de análise são fundamentais para a função e os treinadores cada vez mais se aproximam dos analistas, porém, pouco se reflete sobre a maneira de utilizar estes materiais para, pedagogicamente, influenciar os jogadores. Compreendeu-se ser necessário criar um ambiente de aprendizagem com discussões sobre os desafios que o jogo exige dos atletas a partir de ferramentas que auxiliam a prática pedagógica.

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Publicado

2024-10-10

Como Citar

FELIPPE CAMPOS LIMA, L.; FELIPE NOGUEIRA SILVA, L.; ORENGA SANDOVAL, G.; JOSÉ SCAGLIA, A. Análise de jogo e pedagogia do esporte: reflexões alicerçadas na construção da autonomia. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.77440. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77440. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais