Meios tático-técnicos e sistemas defensivos do handebol na categoria sub-14: preferências de ensino por treinadores e reflexões para a formação de jogadores

Autores

  • Gustavo de Oliveira Granero Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil gustavo.granero12@usp.br
  • Mayara Gonçalves Madeira Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil madeiragmayara@gmail.com
  • Vinicius da Silva Musa Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil vinicius.musa11@gmail.com
  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil rafaelpombo@usp.br https://orcid.org/0000-0002-4842-641X

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77625

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Esporte Coletivo, Treinador Esportivo, Formação Esportiva

Resumo

Meios tático-técnicos e sistemas defensivos no handebol constituem-se como conhecimentos específicos da modalidade que precisam ser organizados e terem seu ensino planejado pelo treinador. Este estudo identificou os conteúdos defensivos e as preferências para seu ensino por treinadores da categoria sub 14. Foram entrevistados 13 treinadores de equipes participantes de campeonatos da Federação Paulista de Handebol, cujos depoimentos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram preferências dos sistemas defensivos (individuais, 3:3 e 5:1), meios tático-técnicos (marcação, flutuação, cobertura e trocas) e pelo ensino por meio de jogos e situações de jogo. Espera-se que os resultados contribuam para ampliar as discussões sobre a temática.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

DE OLIVEIRA GRANERO, G.; GONÇALVES MADEIRA, M.; DA SILVA MUSA, V.; POMBO MENEZES, R. Meios tático-técnicos e sistemas defensivos do handebol na categoria sub-14: preferências de ensino por treinadores e reflexões para a formação de jogadores. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.77625. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/77625. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais