Meios tático-técnicos e sistemas defensivos do handebol na categoria sub-14: preferências de ensino por treinadores e reflexões para a formação de jogadores
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v27.77625Palavras-chave:
Pedagogia do Esporte, Esporte Coletivo, Treinador Esportivo, Formação EsportivaResumo
Meios tático-técnicos e sistemas defensivos no handebol constituem-se como conhecimentos específicos da modalidade que precisam ser organizados e terem seu ensino planejado pelo treinador. Este estudo identificou os conteúdos defensivos e as preferências para seu ensino por treinadores da categoria sub 14. Foram entrevistados 13 treinadores de equipes participantes de campeonatos da Federação Paulista de Handebol, cujos depoimentos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram preferências dos sistemas defensivos (individuais, 3:3 e 5:1), meios tático-técnicos (marcação, flutuação, cobertura e trocas) e pelo ensino por meio de jogos e situações de jogo. Espera-se que os resultados contribuam para ampliar as discussões sobre a temática.
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