Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo

Autores

  • Flavio Ignes Tristão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil flaviotristao@hotmail.com
  • Vitor Lacerda Vasquez Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil vitor.vasquez@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8334-3548
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil ivanmgomes@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-0311-9651

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78514

Palavras-chave:

Educação Física, Sistema Único de Saúde, Atenção Básica, Prática Profissional

Resumo

Este estudo, de caráter descritivo e qualitativo, teve como objetivo analisar o panorama dos Profissionais de Educação Física no SUS do Estado do Espírito Santo, identificando a representatividade destes frente aos demais profissionais de saúde, bem como a distribuição e o tipo de vínculo destes profissionais. Os resultados evidenciaram que a quantidade de Profissionais de Educação Física é subdimensionada, ocupando a nona posição entre dez categorias pesquisadas. Além disso, apenas 25 (32%) dos 78 municípios contam com este profissional atuando nas equipes de saúde, cujo vínculo se demonstra precário em quase metade dos registros encontrados. Este panorama revela uma tendência à precarização do trabalho, o que pode comprometer a resolutividade das ações de cuidado em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Lacerda Vasquez, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil vitor.vasquez@gmail.com

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-Bolsista Fapesp), com período sanduíche na Universidade da Califórnia - San Diego (UCSD-Bepe/ Fapesp). Mestre em Ciência Política também pela Unicamp, onde se graduou em Ciências Sociais. Professor no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP-UFPI). Líder do Grupo de Estudos em Instituições Políticas InsPol (CNPq-UESC). Atualmente é Vice-Coordenador do Colegiado de Ciências Sociais (UESC). Áreas de interesse: estudos legislativos, relação Executivo-Legislativo, eleições, partidos políticos, política local.

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil ivanmgomes@hotmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Também é Bolsista Pesquisador Capixaba (EDITAL FAPES N 03/2023 BOLSA PESQUISADOR CAPIXABA - BPC). Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, educação física e saúde.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

IGNES TRISTÃO, F.; LACERDA VASQUEZ, V.; MARCELO GOMES, I. Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.78514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78514. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais