Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo

Autores/as

  • Flavio Ignes Tristão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil flaviotristao@hotmail.com
  • Vitor Lacerda Vasquez Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil vitor.vasquez@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8334-3548
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil ivanmgomes@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-0311-9651

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78514

Palabras clave:

Educación Física, Sistema Único de Salud, Atención Primaria de Saludd, Practica Profesional

Resumen

Este estudio descriptivo y cualitativo tuvo como objetivo analizar el panorama de los Profesionales de Educación Física del SUS en el Estado de Espírito Santo, identificando su representación frente a otros profesionales de la salud, así como la distribución y el tipo de ocupación de esos profesionales. Los resultados mostraron que el número de Profesionales de Educación Física es insuficiente, ocupando la novena posición entre diez categorías investigadas. Además, sólo 25 (32%) de los 78 municipios cuentan con este profesional trabajando en los equipos de salud, cuyo vínculo aparece como precario en casi la mitad de los registros encontrados. Este panorama revela una tendencia hacia el trabajo precario, que puede comprometer la firmeza de las acciones de atención a la salud.

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Biografía del autor/a

Vitor Lacerda Vasquez, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil vitor.vasquez@gmail.com

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-Bolsista Fapesp), com período sanduíche na Universidade da Califórnia - San Diego (UCSD-Bepe/ Fapesp). Mestre em Ciência Política também pela Unicamp, onde se graduou em Ciências Sociais. Professor no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP-UFPI). Líder do Grupo de Estudos em Instituições Políticas InsPol (CNPq-UESC). Atualmente é Vice-Coordenador do Colegiado de Ciências Sociais (UESC). Áreas de interesse: estudos legislativos, relação Executivo-Legislativo, eleições, partidos políticos, política local.

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil ivanmgomes@hotmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Também é Bolsista Pesquisador Capixaba (EDITAL FAPES N 03/2023 BOLSA PESQUISADOR CAPIXABA - BPC). Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, educação física e saúde.

Publicado

2024-10-11

Cómo citar

IGNES TRISTÃO, F.; LACERDA VASQUEZ, V.; MARCELO GOMES, I. Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.78514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78514. Acesso em: 15 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais