Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo

Authors

  • Flavio Ignes Tristão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vila Velha, Espírito Santo, Brasil flaviotristao@hotmail.com
  • Vitor Lacerda Vasquez Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil vitor.vasquez@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8334-3548
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil ivanmgomes@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-0311-9651

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78514

Keywords:

Physical Education, Unified Health System, Primary Health Care, Professional Practice

Abstract

This descriptive and qualitative study aimed to analyze the panorama of Physical Education Professionals in the Unified Health System in the State of Espírito Santo, identifying their representation compared to other health professionals, as well as the distribution and type of employment of these professionals. The results showed that the number of Physical Education Professionals is undersized, occupying the ninth position among ten categories surveyed. Furthermore, only 25 (32%) of the 78 municipalities have this professional working in the health teams, whose link appears to be precarious in almost half of the records found. This panorama reveals a tendency towards precarious work, which can compromise the resoluteness of health care actions.

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Author Biographies

Vitor Lacerda Vasquez, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil vitor.vasquez@gmail.com

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-Bolsista Fapesp), com período sanduíche na Universidade da Califórnia - San Diego (UCSD-Bepe/ Fapesp). Mestre em Ciência Política também pela Unicamp, onde se graduou em Ciências Sociais. Professor no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP-UFPI). Líder do Grupo de Estudos em Instituições Políticas InsPol (CNPq-UESC). Atualmente é Vice-Coordenador do Colegiado de Ciências Sociais (UESC). Áreas de interesse: estudos legislativos, relação Executivo-Legislativo, eleições, partidos políticos, política local.

Ivan Marcelo Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil ivanmgomes@hotmail.com

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor efetivo do Centro de Educação Física e Desportos na Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES). Também é Bolsista Pesquisador Capixaba (EDITAL FAPES N 03/2023 BOLSA PESQUISADOR CAPIXABA - BPC). Tem experiência na área de educação física, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, educação física e saúde.

Published

2024-10-11

How to Cite

IGNES TRISTÃO, F.; LACERDA VASQUEZ, V.; MARCELO GOMES, I. Inserção dos profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do estado do Espírito Santo. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.78514. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78514. Acesso em: 15 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais