Maternidades e docências: a produção científica da área da Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.78838

Palavras-chave:

Educação Física; docência; maternidades.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as diferentes formas de pensar as maternidades e o impacto delas na docência em Educação Física, por meio de um estudo de revisão acerca das maternidades e da Educação Física, a partir do cruzamento dos
seguintes descritores: “maternidades”, “mãe” e “Educação Física”. A busca foi realizada em periódicos das áreas da Educação Física
e da Educação, resultando na análise de 15 artigos. Os resultados permitiram identificar que as produções de pesquisas e de artigos
acadêmicos sobre os referidos temas são ínfimas. Mesmo diante de um elevado percentual de professoras mães que trabalham com o
componente curricular Educação Física nas escolas públicas, percebemos que a temática tem sido tratada como coadjuvante nas pesquisas acadêmicas. As análises indicam que os estudos analisados, nas duas áreas abordadas, evidenciam que os entendimentos, as práticas e as teorias sobre as maternidades, ainda costumam ser tratadas de forma pontual, isolada, desconectada e por meio de
estereótipos acerca da cultura e dos meios de comunicação, sem apontar as interseções de gênero, raça e classe social.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

TERRAGNO, T.; OLIVEIRA E SILVA, L.; SANTOS , S.; NOBRE BINS, G.; DA SILVA TAVARES, N.; SCHULTZ WITTIZORECKI, E. Maternidades e docências: a produção científica da área da Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.78838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/78838. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão