A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações

Autores

  • Thiago Villa Lobos Mantovani Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, São Paulo, Brasil, thiagovlm@hotmail.c
  • Daiana Machado dos Santos Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, São Paulo, Brasil, daiana-agape@hotmail.com
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade São Judas Tadeu (USJT), São Paulo, São Paulo, Brasil, elisabetefreire@uol.com.br
  • Diego Faria de Queiroz Universidade São Judas Tadeu (USTJ), São Paulo, São Paulo, Brasil, diegofqueiroz@outlook.com
  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de São Paulo (IFSP), São Paulo, Brasil, danieltmaldonado@yahoo.com.br
  • Katia Bilhar ScapinI Universidade São Judas Tadeu (USTJ), São Paulo, São Paulo, Brasil, katia.scapini@saojudas.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v27.75285

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Profissional, Sistema Único de Saúde, Práticas Corporais

Resumo

Faz-se necessário abordar criticamente a promoção da saúde e os elementos que impactam o processo saúde/doença no cotidiano
da formação do professor de Educação Física (EF). Portanto, este estudo tem como objetivo analisar teses e dissertações produzidas sobre a formação acadêmica em EF e sua relação com a saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma revisão integrativa. O estudo encontrou seis dissertações que mostraram que apesar da percepção das universidades de que a formação acadêmica permite aos professores de EF atuar no SUS, é possível identificar a manutenção do discurso conservador e biomédico, o que afeta a compreensão, a percepção e a ação dos professores de EF em equipes multiprofissionais no contexto da Saúde Coletiva presente no SUS.

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Publicado

2024-04-17

Como Citar

VILLA LOBOS MANTOVANI, T.; MACHADO DOS SANTOS, D.; DOS SANTOS FREIRE, E.; FARIA DE QUEIROZ, D.; TEIXEIRA MALDONADO, D.; BILHAR SCAPINI, K. A formação acadêmica em educação física para a atenção básica do SUS: uma revisão integrativa em teses e dissertações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/rpp.v27.75285. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/75285. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão