v. 32 (2020)

Dossiê Atualidade do Romance de Aprendizagem nos Estudos Literários
Dossiê Linguístico das Linguas de Sinais

Publicado: 2020-02-05

Dossiê de Estudos Literários

  • Apresentação do Dossiê Atualidade do romance de aprendizagem nos estudos literários

    Wilson José Flores Júnior, Martín Ignacio Koval, Mariela Ferrari
    e67114
  • “Sorgenkind des Lebens”: cuidado, interioridade e embriaguez em A montanha mágica. Uma interpretação blochiana

    María Belforte
    e65315
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.65315
  • Ifigenia de Teresa de la Parra como novela de formación sentimental

    Ariela Érica Schnirmajer
    e65314
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.65314
  • Hyperion como romance epistolar

    Juan Pau, Mariela Ferrari
    e65574
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v33.65574
  • Bildungsroman angolano: uma leitura de As aventuras de Ngunga, de Pepetela

    Maria Ismênia Lima, Francisca Zuleide Duarte de Souza
    e65348
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.65348
  • O Bildungsroman feminino em As três Marias de Rachel de Queiroz

    Andréa Moraes da Costa
    e65351
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.65351
  • O mistério do Bildungsroman perdido, ou: O que aconteceu com o legado de Wilhelm Meister? Tradução

    Jeffrey L. Sammons; Martín Ignacio Koval, Silvina Inés Alippe
    e65830
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.65830

Dossiê de Estudos Linguísticos

  • Apresentação do Dossiê Linguística das Línguas de Sinais

    Juliana Guimarães, Cristiane Batista do Nascimento, Tânia Ferreira Rezende
    e67740
  • A redução vocabular como processo de criação lexical: uma análise do fenômeno na Libras

    Delmir Rildo Alves, Aline Garcia Rodero-Takahira
    e64464
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64464
  • Posse atributiva em Libras

    José Ishac Brandão El Khouri, Bruno Gonçalves Carneiro, Mônica Veloso Borges
    e64146
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64146
  • O dicionário como política linguística no contexto do Ensino Superior

    Ana Luisa Borba Gediel, Cíntia Kelly Inês Freitas
    e63671
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.63671
  • A mudança lexical em Libras: um estudo preliminar em Goiás

    Leandro Viana Silva, Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves
    e63237
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.63237
  • Lexicografia das línguas de sinais: resgate histórico e estudo descritivo

    Érika Lourrane Leôncio, Claudia Zavaglia
    e63091
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.63091
  • “International women day” de Angela Eiko Okumura: tradução comentada de uma poesia política e feminista

    Neiva Aquino Albres, Larissa Dias
    e62929
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.62929
  • Libras, bilinguismo e educação bilíngue: o território do surdo

    Dayse Garcia Miranda
    e64643
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64643
  • Aspectos da categorização de nome e verbo em Libras

    Ediélia Lavras, Adriana S. C. Lessa-de-Oliveira
    e60885
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.60885
  • A mediação de uma intérprete educacional de Libras na inclusão de um aluno surdo do primeiro ano do ensino fundamental em aulas de inglês de uma escola municipal do Rio de Janeiro

    Adriana de Souza, Aline Nunes de Sousa, Maria das Graças Dias Pereira
    e64123
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64123
  • Codeswitching entre Línguas de Sinais e as escolhas linguísticas de surdos venezuelanos no Brasil

    Rodrigo Mesquita, Alessandra Cruz
    e64085
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64085
  • Reflexões sobre materiais didáticos para alunos surdos: Roma Antiga em Libras

    Arlene Batista da Silva, Clara Marques Bodart
    e63312
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.63312
  • A ação construída na Libras conforme a linguística cognitiva

    Elidéa Lúcia Almeida Bernardino, Dinalva Martins, Jéssica Moura, Stéfanie Bastos
    e62990
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.62990
  • Expressões policomponenciais em Libras: estatuto e processo de ensino e aprendizagem como L2

    Marcelo Porto, Lídia da Silva
    e62905
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.62905
  • Bilinguismo na formação de enquadres de conflito e de construções identitárias entre alunos surdos na sala de aula de contexto acadêmico

    Luiz Carlos Barros de Freitas
    e64676
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64676
  • A disciplina de Libras em cursos de licenciatura na UFG: um estudo sobre dificuldades e estratégias na aprendizagem

    Guilherme Gonçalves de Freitas, Juliana Guimarães Faria, Francisco José Quaresma de Figueiredo
    e63206
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v33.63206
  • História em quadrinhos: estudo laboviano sobre narrativas em Libras

    Valeria Fernandes Nunes
    e64092
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64092
  • A trajetória da personagem surdocega “Michelle” no filme Black pelo viés da filosofia linguística: do estado de indivíduo ao de sujeito

    Maurício Moreira da Cruz, Ernandes da Silva Filho, Sebastião Elias Milani, Gláucia Vieira Cândido
    e61749
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.61749

Estudos Literários

  • O conceito de Märchen (conto de fadas) no pensamento do jovem Lukács

    Francisco Garcia Chicote
    e65361
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v33.65361
  • Princípios ecfrásticos em paisagens com figuras, de João Cabral

    Fabiane Renata Borsato
    e58769
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.58769
  • Errata: Princípios ecfrásticos em Paisagens com figuras, de João Cabral

    Fabiane Renata Borsato
    e68763
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.68763
  • A memória e a infância revisitada por Bartolomeu Campos de Queirós

    Cássia Regina Machado Alves, Telma Borges
    e57636
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.57636
  • Joaquim Cardozo: crítico literário

    Elaine Cristina Cintra
    e57531
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.57531
  • Morte do duplo, morte de si: o suicídio em três narrativas góticas do século 19

    Willian André, Ana Paula Oliveira
    e58553
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.58553
  • “Reboldra”, de Guimarães Rosa: a insurgência do “mundo de por-de-trás”

    Frederico Antonio Camillo Camargo
    e57713
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.57713
  • A memória des-figurada de Walter Benjamin

    Helano Jader Ribeiro
    e58574
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.58574
  • Errata: A memória des-figurada de Walter Benjamin

    Helano Jader Ribeiro
    e64316
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.64316
  • Leituras cruzadas sobre Cruz e Sousa, poeta órfico (crítica, narrativa, teatro...)

    Antônio Donizeti Pires
    e58165
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.58165
  • Pertencimento e afetividade em Amanhã, numa boa, de Faïza Guène

    Dionei Mathias
    e59853
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.59853

Estudos Linguísticos

  • O ensino de português brasileiro na Argentina sob uma perspectiva intercultural

    Natasha Susmaga Vargas, Isabel Cristina Michelan de Azevedo
    e59713
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.59713
  • A representação subjacente dos glides e suas consequências para a análise do glide em Português brasileiro

    Taíse Simioni
    e59665
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.59665
  • Bases teóricas e metodológicas para o inventário de candidatos a homônimos destinados a dicionários pedagógicos

    Renato Rodrigues-Pereira, Odair Luiz Nadin
    e59510
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.59510
  • Incursões multissemióticas em peças publicitárias no meio digital

    Arlete Ribeiro Nepomuceno, Vera Lúcia Viana de Paes
    e60332
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.60332
  • Os construtos de “inteligibilidade” e “compreensibilidade” em dados do português brasileiro como língua adicional: um olhar via sistemas dinâmicos complexos

    Jeniffer I. Alcantara de Albuquerque, Ubiratã Kickhöfel Alves
    e58214
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.58214
  • A consciência fonológica na aquisição de l2: uma discussão terminológica

    Almir Anacleto de Araújo Gomes, Rubens Marques de Lucena, Mikaylson Rocha da Silva
    e55842
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.55842
  • O lugar das línguas indígenas e africanas no Museu da Língua Portuguesa

    Heloisa Mendes
    e58572
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.58572
  • O amor é pop: canções e posicionamento pop-rock para crianças

    Maria das Dores Nogueira Mendes, José Wesley Vieira Matos
    e60927
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.60927
  • Textos de divulgação científica na revista Pesquisa Fapesp: Análise do sincretismo em reportagem sobre AIDS

    Arnaldo Cortina
    e62050
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.62050
  • Movimentos de subjetivação da criança na aquisição da escrita: uma discussão voltada às rasuras

    Letícia do Nascimento Schavarem, Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
    e61708
    DOI: https://doi.org/10.5216/sig.v32.61708