Incursões multissemióticas em peças publicitárias no meio digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.60332

Palavras-chave:

Multimodalidade, Publicidade, Semiótica Social

Resumo

Neste artigo, recorte da pesquisa A Multimodalidade em Anúncios Publicitários e dos projetos de iniciação científica Significados Metafuncionais em Anúncios Publicitários, editais PRP 2015/2016 e 2016/2017, com o fomento da Fapemig, desenvolvidos na Universidade Estadual de Montes Claros/MG, objetivamos analisar como se processa a construção multissemiótica de dois anúncios da marca de perfumes e cosméticos Eudora, tendo em vista, no ambiente digital, a persuasão de consumidoras prospectadas. Numa análise qualitativo-interpretativa e aporte basilar da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Halliday e Matthiessen (2014), e da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), concluímos que a publicidade constrói seu discurso a partir de processos mentais (acionando desejos sobre o produto) e relacionais (apresentando proposições de polo positivo), além de processos conceituais simbólicos atributivos (conferindo beleza, poder e status social a quem consome os produtos).

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Biografia do Autor

Arlete Ribeiro Nepomuceno, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Bolsista da Fapemig. Mestre em língua Portuguesa pela PUC-SP, doutoranda em estudos linguísticos na UFMG/Fale e docente na Universidade Estadual de Montes Claros.

Vera Lúcia Viana de Paes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mestranda em Estudos Linguísticos na UFMG Bosista do Programa Capes Proex

Referências

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

NEPOMUCENO, A. R. .; PAES, V. L. V. de. Incursões multissemióticas em peças publicitárias no meio digital. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e60332, 2020. DOI: 10.5216/sig.v32.60332. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/60332. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos