Incursões multissemióticas em peças publicitárias no meio digital
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v32.60332Palavras-chave:
Multimodalidade, Publicidade, Semiótica SocialResumo
Neste artigo, recorte da pesquisa A Multimodalidade em Anúncios Publicitários e dos projetos de iniciação científica Significados Metafuncionais em Anúncios Publicitários, editais PRP 2015/2016 e 2016/2017, com o fomento da Fapemig, desenvolvidos na Universidade Estadual de Montes Claros/MG, objetivamos analisar como se processa a construção multissemiótica de dois anúncios da marca de perfumes e cosméticos Eudora, tendo em vista, no ambiente digital, a persuasão de consumidoras prospectadas. Numa análise qualitativo-interpretativa e aporte basilar da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Halliday e Matthiessen (2014), e da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), concluímos que a publicidade constrói seu discurso a partir de processos mentais (acionando desejos sobre o produto) e relacionais (apresentando proposições de polo positivo), além de processos conceituais simbólicos atributivos (conferindo beleza, poder e status social a quem consome os produtos).
Downloads
Referências
ANTONIO, Juliano Desiderato. Estrutura retórica e combinação de orações em narrativas orais e em narrativas do português brasileiro. In: ANTONIO, J. D. (org.). Estudos descritivos do português: história, uso e variação. São Carlos: Claraluz, 2008, p. 99-114.
CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: The MIT Press, 1965.
FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
GUALBERTO, Clarice; KRESS, Gunther. “Social Semiotics”, chapter in the International encyclopedia of media literacy, edited by Renee Hobbs and Paul Mihailidis, New York: Wiley Blackwell, (forthcoming, 2018). Disponível em: https//www.researchgate. net/publication/325764226_Social_Semiotics. Acesso em: 12 dez. 2018.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
HALLIDAY, Michael A. K. Language as Social Semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian Mathias Ingemar Martin. Introduction to functional grammar. London and New York: Routledge, 4 ed., 2014.
HODGE, Robert; KRESS, Gunther. Social semiotics. London: Polity Press, 1988.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
JEWITT, Carey. Multimodal methods for researching digital technologies. In: PRICE, Sara; JEWITT, Arey; BROWN, Barry (eds.). The sage handbook of digital technology research. Thousand Oaks: Sage, 2013.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London and New York: Routledge, 2 ed., 2006.
KRESS, Gunther. Multimodality. A social approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. The problem of meaning in primitive language. In: OGDEN, C.K.; RICHARDS, I. A. The meaning of meaning. London: Routledge e Kegan Paul, 1923.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Tradução de Antonio Chelini, José Paulo Paes e Isidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2006.
VAN LEEUWEN, Theo. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford University Press, 2008.
VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015. Disponível em: https://migaadorei.files.wordpress.com/2016/03/eudora.jpg. Acesso em: 18 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.