Sobre a Revista
Foco e Escopo
SIGNÓTICA é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou aplicado nas áreas de Letras e de Linguística, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano, e devem, necessariamente, atender a normas específicas disponíveis na página da revista: http://www.revistas.ufg.br/index.php/sig/about/submissions#authorGuidelines.
Processo de Avaliação pelos Pares
A seleção de trabalhos para publicação é feita em duas etapas.
Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição ou publicação de seus artigos.
Na primeira etapa, o trabalho é avaliado pela Equipe Editorial, que faz uma análise prévia do atendimento às normas de submissão e do seu conteúdo para ver se o trabalho se enquadra no escopo e política editorial da revista. A desqualificação do trabalho nesta etapa ocorre quando o manuscrito:
1) desconsidera as normas da ABNT, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto;
2) apresenta redação inadequada, com evidente falta de domínio da linguagem acadêmica, incluindo problemas de coesão, erros linguísticos e problemas de digitação;
3) apresenta uma simples revisão da literatura sem posicionamento crítico;
4) desconsidera a formatação indicada nas normas da Revista.
5) não apresenta autoria de pelo menos um doutor na área de interesse.
6) apresenta auto-plágio ou plágio de terceiros em partes do artigo ou nele completo (o trabalho é submetido ao software iThenticate Crosscheck Similarity Check).
Se o trabalho atende a esses requisitos básicos, ele é enviado para dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, que avaliam os seguintes aspectos: relevância do tema, originalidade da pesquisa, clareza da metodologia, redação adequada à norma padrão.
Apenas os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas serão encaminhados para publicação. Em casos de extrema discordância entre os pareceres, uma terceira avaliação é solicitada.
A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista.
O processo completo de recebimento, pré-avaliação, avaliação às cegas e decisão final tem levado em média 86 dias.
Periodicidade
Publicação contínua, portanto as submissões dos artigos também são realizadas em fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
CARINIANA
CROSS REF
EBSCO
JURN
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Avaliação Qualis/CAPES Quadriênio 2013-2016: B1
Ficha catalográfica
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)
GPT/BC/UFG
S578 Signótica : Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Linguística [recurso eletrônico] / Universidade Federal de Goiás,
Faculdade de Letras. – Vol. 1, n.1 (1987) – Dados eletrônicos. -
Goiânia : Programa de Pós-Graduação em Letras Linguística, 1987-
Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader.
Modo de acesso: World Wide Web <https://www.revistas.ufg.br/sig>
Anual: v.2, n.1 (1990)/v.14. n.1 (2002); semestral: v.15, n.1 (2003)-
Sistema eletrônico desde v.15, n.1 (2007).
Descrição baseada em: v. 29, n. 1 (jan./jun. 2017)
ISSN versão digital : 2316-3690
ISSN versão impressa: 0103-7250
I. Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, Programa de
Pós-Graduação em Letras Linguística.
CDU: 81(05)
Compromisso ético
A Signótica compromete-se com o comportamento ético em todas as etapas do processo editorial. Práticas de plágio, difamação, violação de direitos autorais não serão permitidas.
O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores(as), de autores(as) e das instituições envolvidas no processo editorial.
Utilizamos, no processo de edição, o software CopySpider.
Comprometemo-nos com os princípios éticos do COPE (Committee on Publication Ethics) descritos em http://publicationethics.org/.
Atribuição de autoria e coautoria
I. Autoria deve ser considerada quando a pessoa contribuiu substancialmente com TODOS os três itens:
a. Concepção e planejamento do trabalho produzido, OU análise e interpretação dos dados; E
b. Escrita da produção ou revisão crítica com importante contribuição intelectual ao seu conteúdo; E
c. Aprovação final da versão a ser publicada.
II. Não é considerada autoria quando o(a) pesquisador(a) contribuiu somente com um ou mais dos itens abaixo:
a. coleta de dados;
b. levantamento de fundos de financiamento da pesquisa;
c. supervisão de grupo de pesquisa;
d. cessão de materiais (livros, impressora, computador etc.), espaço de trabalho ou qualquer outro material.
e. condução de disciplina, mesmo que esta tenha dado origem ao texto submetido.
III. Sobre o reconhecimento de outras contribuições:
a. É importante reconhecer contribuições significativas para o projeto que deu origem à submissão, mas que não se aplicam aos critérios de autoria.
b. O reconhecimento de tais contribuições pode ser feito em nota de rodapé vinculada ao título ou outro excerto do texto submetido.
IV. Sobre ordenação de autoria:
a. Todas(os) as(os) autoras(es) devem concordar com a ordenação de autoria.
b. Não deve ser usado critério de senioridade para decidir a ordenação de autoria.
c. Sugere-se que sejam utilizados critérios objetivos para a determinação da ordem.
d. Caso haja dúvidas, ANTES de submeter o texto original à Signótica, sugerimos consulta às instruções do Protocolo de Vancouver disponíveis em: <http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html>; ou às indicações do Council of Science Editors disponíveis em: <https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>
V. Más condutas
Seguem algumas más condutas, que podem levar a rejeição da submissão, em caso de comprovação:
a. Aproveitar-se de posição hierárquica para fazer constar seu nome na coautoria de obra científica.
b. Apresentar como sua, no todo ou em parte, obra científica de outrem, ainda que não publicada.
c. Utilizar-se, sem referência ao(à) autor(a) ou sem sua autorização expressa, de dados, informações ou opiniões coletadas em partes publicadas ou não de sua obra.
Patrocínio
Agradecemos ao Portal de Periódicos da UFG pela revisão e editoração.
- Universidade Federal de Goiás
Fontes de Apoio
Agradecemos o apoio do Programa de Apoio às Publicações Periódicas Científicas da UFG - PROAPUPEC.
Histórico do periódico
A revista SIGNÓTICA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás. Tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou aplicado nas áreas de Letras e de Linguística, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas.
O volume 1 saiu em 1987 e o seguinte em 1990, com um intervalo de dois anos. A partir dessa data, a cada ano, foi publicado um novo número, buscando-se sempre garantir regularidade, qualidade e relevância a esse periódico no âmbito das universidades brasileiras, em conexão com o cenário internacional.
Em 2003, o periódico ganha nova reformulação com o objetivo de atingir novos padrões de qualidade em publicações científicas e passa a ser editado semestralmente, a partir do volume 14, cada número dedicado a uma das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação: Estudos Literários e Estudos Linguísticos.
Em 2007, a revista passa a integrar o sistema CLASE, uma base de dados bibliográficos criada em 1975 pela Universidade Nacional Autônoma do México para reunir e disseminar informação bibliográfica publicada em cerca de 1500 revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal, especializadas em Ciências Sociais e Humanidades.
Em 2011, a revista é indexada no Directory Open Access Journals e no Portal de Periódicos Capes, e em 2017 já estava inserida em 9 diferentes indexadores.
A revista Signótica também integra a base Qualis, estando, na avaliação dos periódicos no Sucupira (quadriênio 2013-2016), no estrato B1.
Desde 2007, a revista emite DOI (Direct Object Identification) para cada artigo publicado e utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que é um software desenvolvido para a gestão e automação das atividades de editoração de periódicos científicos. O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com base no software Open Journal Systems (OJS) desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), atualmente sediado em três Universidades: University of British Columbia, na Simon Fraser University, e na Stanford University.
Desde 2015, a Signótica, com uma submissão crescente de 200 artigos anuais, diagnosticou a consolidação da sua versão on-line. Essa consolidação, combinada com um plano de investimento maior em equipe, levou a revista a direcionar a verba tradicional de impressão em gráfica para a expansão da equipe. Portanto, a revista só publica sua versão online desde então, mantendo o ISSN 0103-7250 (versão impressa) e ISSN 2316-3690 (versão on-line) por razões de registro histórico.
Em comemoração aos seus 30 anos de publicação, em 2018, a Signótica passa a ser uma publicação trimestral, publicando 4 números por volume anual, sendo os números ímpares de Estudos Literários e os números pares de Estudos Linguísticos.
Histórico das editorias da Signótica, 30 anos (1987-2017)
Moema de Castro e Silva Olival 1987-1991
Zênia de Faria 1992-1993 e 2003-2007
Mary Fátima de L. Mendonça 1994-1997
Goiandira de F. Ortiz de Camargo 1998-2002
Marilúcia Mendes Ramos 1998-2002 e 2014
Maria Zaira Turchi 2003-2011
Oto Araújo Vale 2003-2005
Heloísa Augusta Brito de Mello 2006-2014
Pedro Carlos Louzada Fonseca 2008-2011
Solange Fiuza Yokozawa 2012-2013 e 2016-2017
Rosane Rocha Pessoa 2015-2016
Jamesson Buarque de Souza 2015
Wilson José Flores Junior 2016-2020
Joana Plaza Pinto 2012-atual
Dilys Karen Rees 2017-atual
Rogério Canedo 2020-atual