Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo submetido é original e inédito, e não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  • No caso de artigo fruto de pesquisa com seres humanos, a pesquisa foi submetida e devidamente aprovada por comitê de ética em pesquisa. [Marque o item para seguir, se a pesquisa não é com seres humanos.]
  • O artigo submetido é produto de pesquisa, apresentando posicionamento crítico e conhecimento inovador.
  • O artigo é de autoria de, pelo menos, um(a) doutor(a) na área de investigação.
  • A identificação de autoria deste artigo submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Documento, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O artigo submetido segue as normas da ABNT, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto.

Diretrizes para Autores

FLUXO DE SUBMISSÃO

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição ou publicação de seus artigos.

Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol, inglês, francês ou italiano, e devem, necessariamente, atender às seguintes normas específicas:

1. Os artigos devem ser inéditos, destinando-se exclusivamente a esta revista. Sua republicação só será autorizada em periódicos estrangeiros e em livros.

2. Os artigos devem ser redigidos em arquivo Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5, alinhamento justificado, margens (superior e esquerda 3.0 cm, inferior e direita 2.0 cm), parágrafos com recuo de 1.0 cm, alíneas alinhadas à esquerda, nos formatos RTF, Word for Windows ou Word Perfect.

3. A extensão máxima permitida para artigos é de  8.000 (oito mil) palavras, incluindo referências e anexos.

4. Em caso de RESENHA, a extensão máxima permitida é 3.000 (três mil) palavras, incluindo referências e anexos. Resenha não deve ter título nem autoria no arquivo, deixando apenas a referência completa da obra resenha. Ressaltamos o prazo máximo de 5 anos para resenha de livro.

5. A submissão dos originais deve ser feita em cadastro online completo em www.revistas.ufg.br/index.php/sig/login.

6. Os originais devem também conter os seguintes dados, obedecendo à sequência indicada:

a)    título em português, com sua tradução para o inglês E para o espanhol; ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo com sua tradução para o português e inglês ou espanhol. Os três títulos devem ficar próximos, no topo do cabeçalho. Em seguida deve ser localizado os três resumos das suas respectivas línguas.  

b)    Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores durante o processo. Isto exige que autores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: 1) Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor e sem notas biográficas ou explicativas que possam permitir a identificação do autor. 2) Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor - possibilitando, portanto, sua identificação - as citações no corpo do texto e nas Referências Bibliográficas devem vir como nos exemplos a seguir. Exemplo: AUTOR (2004); AUTOR (2009). 3) Em documentos do Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades> Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança ou Detalhes > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, em Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

c)     resumo – o texto deverá vir acompanhado de um resumo (no mínimo 50 palavras e no máximo 100 palavras) em português, logo após o título. E também deve conter,  inseridos na primeira página do artigo, um resumo (no mínimo 50 palavras e no máximo 100 palavras) em inglês e outro em espanhol. O resumo deve estar com espaçamento simples.

d)    palavras-chave – em português, em inglês e em espanhol (no máximo cinco). As palavras-chave devem vir ao final do resumo de sua respectiva língua, separadas por ponto e vírgula.

7. Apresentar as referências bibliográficas conforme ABNT NBR 6023, em ordem alfabética, no final do texto, alinhadas à esquerda. As referências devem ter prenome estendido, e quando forem consultadas online também devem ser inseridos o link e a data de acesso. Conforme alguns exemplos:

a)    Livro com um autor: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

b)    Livro com dois autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome; SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

c)     Livro a partir de 03 autores: SOBRENOME DO AUTOR, Nome et al. Título do livro em itálico. Cidade da editora: editora, ano.

d)    Capítulo de Livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do livro: subtítulo se houver. Número da edição. Cidade: editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

e)    Artigos de periódicos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo (sem destaque), Título do periódico (em itálico), cidade de publicação, volume e número do periódico, números das páginas, data de publicação.

f)     Anais: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo: subtítulo se houver. In: NOME DO EVENTO, número de edição do evento, ano da realização do evento, cidade de realização do evento. Tipo de publicação (Anais ou Resumos ou Proceedings, em itálico), Cidade de publicação: Instituição editora, ano de publicação. p. (página inicial – final do artigo).

g)    Internet: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

h)    Tese: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano.

8. As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se resumir ao último sobrenome do autor, à data de publicação da obra e à página, quando necessário, conforme o exemplo: (Nunes, 2008, p. 32). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página.

9. As citações com mais de 3 linhas devem ter recuo à esquerda de 4.0 cm, tamanho 11 e entrelinha simples, separando-as do corpo do texto com um espaço antes e outro depois. As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, entre aspas: “.....”.

10. As ilustrações compreendem gráficos, fórmulas, lâminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, quadros, fotografias, ou outras formas pictográficas necessárias à complementação e melhor visualização do texto, devem aparecer sua identificação na parte superior, seguida de seu número de ordem de texto em algarismo arábico (destaque em negrito opcional), travessão e o respectivo título. Abaixo da ilustração, indicar a palavra fonte (destaque em negrito opcional) seguida da informação consultada e ano.
Exemplo:
Figura 1 – letramento informacional.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Fonte: Signótica (2017, p.10)

11. Usar itálico para expressões em destaque, termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

12. As notas devem ser inseridas no rodapé. As remissões para o rodapé devem ser feitas por números, na entrelinha superior.

13. Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.

14. Os conceitos emitidos nos trabalhos são de responsabilidade exclusiva dos autores.

15. Com o objetivo de evitar a endogenia e garantir a diversidade dos autores publicados, exigimos que, após a publicação na revista, os autores aguardem, no mínimo, 1 ano até publicarem qualquer outro artigo no períodico.

16. Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão informadas aos autores bem como os trabalhos que não forem aprovados pelos pareceristas para publicação.

17. Os títulos e subtítulos no decorrer do artigo devem vir enumerados, conforme a norma ABNT NBR 6024.

18. Os autores devem completar os metadados da submissão no OJS, incluindo seu número de ORCID.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL 

A autorização de direitos autorais deve ser preenchida, assinada, escaneada deve ser enviada na forma de documento suplementar nos formatos doc., docx., pdf ou jpeg., na última etapa de submissão do artigo. Deve ser assinada por todos(as) os(as) autores(as) conforme modelo a seguir ou se preferirem; uma única declaração com todas as assinaturas dos autores.
a) Modelo de Declaração dos Direitos Autorais

DECLARAÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO EM COAUTORIA

 A declaração de contribuição individual deve ser enviada na forma de documento suplementar nos formatos doc., docx. ou pdf na última etapa de submissão do artigo. Lembrando que essa declaração deve ser enviada, somente em casos de artigos que possua mais de um autor (coautorias). 
a) Modelo de Declaração em Coautoria

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.