Incursões multissemióticas em peças publicitárias no meio digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.60332

Palavras-chave:

Multimodalidade, Publicidade, Semiótica Social

Resumo

Neste artigo, recorte da pesquisa A Multimodalidade em Anúncios Publicitários e dos projetos de iniciação científica Significados Metafuncionais em Anúncios Publicitários, editais PRP 2015/2016 e 2016/2017, com o fomento da Fapemig, desenvolvidos na Universidade Estadual de Montes Claros/MG, objetivamos analisar como se processa a construção multissemiótica de dois anúncios da marca de perfumes e cosméticos Eudora, tendo em vista, no ambiente digital, a persuasão de consumidoras prospectadas. Numa análise qualitativo-interpretativa e aporte basilar da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), de Halliday e Matthiessen (2014), e da Gramática do Design Visual (GDV), de Kress e van Leeuwen (2006), concluímos que a publicidade constrói seu discurso a partir de processos mentais (acionando desejos sobre o produto) e relacionais (apresentando proposições de polo positivo), além de processos conceituais simbólicos atributivos (conferindo beleza, poder e status social a quem consome os produtos).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlete Ribeiro Nepomuceno, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Bolsista da Fapemig. Mestre em língua Portuguesa pela PUC-SP, doutoranda em estudos linguísticos na UFMG/Fale e docente na Universidade Estadual de Montes Claros.

Vera Lúcia Viana de Paes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Mestranda em Estudos Linguísticos na UFMG Bosista do Programa Capes Proex

Referências

ANTONIO, Juliano Desiderato. Estrutura retórica e combinação de orações em narrativas orais e em narrativas do português brasileiro. In: ANTONIO, J. D. (org.). Estudos descritivos do português: história, uso e variação. São Carlos: Claraluz, 2008, p. 99-114.

CHOMSKY, N. Aspects of the theory of syntax. Cambridge: The MIT Press, 1965.

FUZER, Cristiane; CABRAL, Sara Regina Scotta. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2014.

GUALBERTO, Clarice; KRESS, Gunther. “Social Semiotics”, chapter in the International encyclopedia of media literacy, edited by Renee Hobbs and Paul Mihailidis, New York: Wiley Blackwell, (forthcoming, 2018). Disponível em: https//www.researchgate. net/publication/325764226_Social_Semiotics. Acesso em: 12 dez. 2018.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1985.

HALLIDAY, Michael A. K. Language as Social Semiotic. London: Edward Arnold, 1978.

HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwood; MATTHIESSEN, Christian Mathias Ingemar Martin. Introduction to functional grammar. London and New York: Routledge, 4 ed., 2014.

HODGE, Robert; KRESS, Gunther. Social semiotics. London: Polity Press, 1988.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.

JEWITT, Carey. Multimodal methods for researching digital technologies. In: PRICE, Sara; JEWITT, Arey; BROWN, Barry (eds.). The sage handbook of digital technology research. Thousand Oaks: Sage, 2013.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. London and New York: Routledge, 2 ed., 2006.

KRESS, Gunther. Multimodality. A social approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. The problem of meaning in primitive language. In: OGDEN, C.K.; RICHARDS, I. A. The meaning of meaning. London: Routledge e Kegan Paul, 1923.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. Tradução de Antonio Chelini, José Paulo Paes e Isidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix, 2006.

VAN LEEUWEN, Theo. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. Oxford University Press, 2008.

VIEIRA, Josenia; SILVESTRE, Carminda. Introdução à multimodalidade: contribuições da gramática sistêmico-funcional, análise de discurso crítica, semiótica social. Brasília, DF: J. Antunes Vieira, 2015. Disponível em: https://migaadorei.files.wordpress.com/2016/03/eudora.jpg. Acesso em: 18 dez. 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

NEPOMUCENO, A. R. .; PAES, V. L. V. de. Incursões multissemióticas em peças publicitárias no meio digital. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e60332, 2020. DOI: 10.5216/sig.v32.60332. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/60332. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos