Leituras cruzadas sobre Cruz e Sousa, poeta órfico (crítica, narrativa, teatro...)
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v32.58165Palavras-chave:
Poesia brasileira, Simbolismo, Modernidade, Leitura crítica, FicçãoResumo
O catarinense Cruz e Sousa não é um poeta de vanguarda, formado sob a ruidosa ruptura com o passado. Ao contrário: sua formação é a Modernidade contraditória do século XIX, cuja pluralidade estética é perceptível em seu projeto ético-poético, sobretudo no que concerne ao Simbolismo e ao Decadentismo, que em suas mãos tingem-se de desconcertante originalidade. Este ensaio, partindo da poesia madura de Cruz e Sousa, leitor de Baudelaire & outros, almeja estudar o modo como nosso poeta foi lido por alguns de seus pares, em termos de crítica, narrativa, teatro etc.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. O homem de gênio e a melancolia: o problema XXX, 1. Tradução do grego, apresentação e notas Jackie Pigeaud. Tradução Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Lacerda, 1998.
ASSIS, M. de. Ideal do crítico. In: ASSIS, M. de. Crítica literária. São Paulo: Mérito, 1959. p. 11-19.
BANDEIRA, M. Apresentação da poesia brasileira – seguida de uma antologia. Posfácio Otto Maria Carpeaux. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
BERNABÉ, A.; CASADESÚS, F. (Coords.). Orfeo y la tradición órfica: un reencuentro. Madrid: Akal, 2008, v. 2.
BERNABÉ, A.; CASADESÚS, F.; SANTAMARÍA, M. A. (Eds.). Orfeo y el orfismo: nuevas perspectivas. Madrid: UCM, 2006.
BERNABÉ, A.; JIMÉNEZ SAN CRISTÓBAL, A. I. Instrucciones para el Más Allá: las laminillas órficas de oro. Apéndice iconográfico de Ricardo Olmos. Ilustraciones de Sara Olmos. Madrid: Ed. Clásicas, 2001.
CAROLLO, C. L. (Seleção e apresentação). Decadismo e simbolismo no Brasil: crítica e poética. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; Brasília: INL (MEC), 1980, v. 1.
CAROLLO, C. L. (Seleção e apresentação). Decadismo e simbolismo no Brasil: crítica e poética. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; Brasília: INL (MEC), 1981, v. 2.
MURICY, A. Panorama do movimento simbolista brasileiro. 3. ed., revista e ampliada. Prefácio João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1987a, v. 1, (Textos, 6).
MURICY, A. Panorama do movimento simbolista brasileiro. 3. ed., revista e ampliada. Prefácio João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 1987b, v. 2, (Textos, 6).
SILVEIRA, T. da. O emparedado. In: NASCIMENTO, A. do. Dramas para negros e prólogo para brancos: antologia de teatro negro-brasileiro. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1961. p. 375-417.
SOUSA, J. da C. e. Obra completa. Organização Andrade Murici. Atualização e notas Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
VÍTOR, N. O poeta negro. ‘A cidade de ouro’. In: VÍTOR, N. Prosa e poesia. Apresentação Tasso da Silveira. Rio de Janeiro: Agir, 1963 (Nossos Clássicos, 74). p. 86-87.
WAMOSY, A. Poesia completa. Porto Alegre: EDIPUCRS/Instituto Estadual do Livro/Alves, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.