O dicionário como política linguística no contexto do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.63671

Palavras-chave:

Libras. Política Linguística. Dicionário. Acessibilidade. Ensino Superior.

Resumo

A entrada de pessoas Surdas trouxe mudanças na educação formal e explicitou desafios para gerar a permanência delas no Ensino Superior. Objetivamos analisar as possibilidades de desenvolvimento e uso do Dicionário online bilíngue Libras/Português no cotidiano do ES. A análise foi feita através da perspectiva de alunos Surdos, via Interação Humano-Computador (IHC), combinada à etnografia e observação participante. Discutimos sobre as Políticas Linguísticas e a dicionarização da Libras como uma iniciativa para apoiar o processo de empoderamento linguístico. Os resultados apontaram para a utilização do Dicionário como um repositório de conceitos de áreas cursadas pelos alunos Surdos da IES.

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Biografia do Autor

Cíntia Kelly Inês Freitas, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Minas Gerais, Brasil. E-mail: cintiakellyifreitas8@gmail.com

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-LET) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela UFV e Graduanda em Letras Libras pela UNIASSELVI-Viçosa.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

GEDIEL, A. L. B. .; FREITAS, C. K. I. . O dicionário como política linguística no contexto do Ensino Superior. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e63671, 2021. DOI: 10.5216/sig.v32.63671. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/63671. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos