A memória e a infância revisitada por Bartolomeu Campos de Queirós

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.57636

Palavras-chave:

Bartolomeu Campos de Queirós, Memória, Infância

Resumo

Este artigo visa a analisar aspectos importantes acerca da memória em Indez, em Ler, escrever e fazer conta de cabeça e no conto “Foram muitos, os professores,” de Bartolomeu Campos de Queirós. De natureza memorialística, as narrativas resgatam o período da infância do autor mineiro vivida entre as cidades de Papagaios e Pitangui. Analisamos os conceitos relacionados à Memória e aos eventos narrados pelo autor, os quais tratam de suas experiências de infância, resgatadas para produzir a escrita da sua história familiar e da coletividade em que vivia, produzindo, no tempo da escrita, uma releitura desses eventos do passado.

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Biografia do Autor

Cássia Regina Machado Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Pedagoga, mestre em Letras/Estudos Literários. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Geerais

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Publicado

2020-03-23

Como Citar

MACHADO ALVES, C. R.; BORGES, T. A memória e a infância revisitada por Bartolomeu Campos de Queirós. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e57636, 2020. DOI: 10.5216/sig.v32.57636. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/57636. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários