A memória e a infância revisitada por Bartolomeu Campos de Queirós
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v32.57636Palavras-chave:
Bartolomeu Campos de Queirós, Memória, InfânciaResumo
Este artigo visa a analisar aspectos importantes acerca da memória em Indez, em Ler, escrever e fazer conta de cabeça e no conto “Foram muitos, os professores,” de Bartolomeu Campos de Queirós. De natureza memorialística, as narrativas resgatam o período da infância do autor mineiro vivida entre as cidades de Papagaios e Pitangui. Analisamos os conceitos relacionados à Memória e aos eventos narrados pelo autor, os quais tratam de suas experiências de infância, resgatadas para produzir a escrita da sua história familiar e da coletividade em que vivia, produzindo, no tempo da escrita, uma releitura desses eventos do passado.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A dialética da duração. Tradução Marcelo Coelho. 2. ed. São Paulo, Ática, 1994.
BENJAMIN, Walter. Teses sobre o Conceito de História. In: Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Trad. Maria Luz Moita, Maria Amélia Cruz e Manuel Alberto; Prefácio de Theodor Adorno. Lisboa, Antropos, 1992.
BORGES, Telma. A escrita bastarda de Salman Rushdie. São Paulo, Annablume, 2011.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. São Paulo, Contexto, 2011.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. 2. ed. São Paulo, Editora 34, 2014.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laurént Léon Schaffter. São Paulo, Editora Revista dos Tribunais, 1990.
MINO, Sulla. Superstições – Parte I. O Mossoroense, Mossoró, RN, n.16024, 21 abr. 2012. Disponível em: http://p.download.uol.com.br/omossoroense/mudanca/pics/pdf/EDICAO_210412.pdf. Acesso em: 20 dez.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Indez. São Paulo, Global, 2004.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Ler, escrever e fazer conta de cabeça. Belo Horizonte, Miguilim, 2001.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Foram muitos, os professores. In: ABRAMOVICH, Fanny (Org.). Meu professor inesquecível. São Paulo, Editora Gente, 1997. p. 25-33.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Manifesto por um Brasil literário [Paraty: s. n.], 2009. Disponível em: <http://www.brasilliterario.org.br/manifesto.php> Acesso em: 25 mai. 2015.
SEIXAS, Jacy Alves de. Percursos de memórias em terras de história: problemáticas atuais. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA, Márcia (Orgs.). Memória e (res)sentimento: indagações sobre uma questão sensível.
Campinas, Editora da Unicamp, 2009. p. 37-58.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.