Reflexões sobre materiais didáticos para alunos surdos: Roma Antiga em Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.63312

Palavras-chave:

Material didático. Aluno surdo. Tradução. Libras.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção de vídeos em Libras com conteúdos escolares da disciplina de História. Ancorada nos estudos de Bakhtin (2003) articulados aos Estudos da Tradução (ARROJO, 1992; SOBRAL, 2019, 2008), pretende-se descrever e analisar o processo de tradução do conteúdo audiovisual sobre “Roma Antiga” para Libras. A partir das análises foi possível perceber que os recursos linguísticos, como a incorporação dos personagens, a descrição imagética, a linha do tempo, o uso de classificadores e a contextualização, foram fundamentais para transmitir não somente a informação linguística, mas também informações contextuais, históricas, sociais e culturais que auxiliam a compreensão do leitor.

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Biografia do Autor

Clara Marques Bodart, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil. E-mail: promessa1401icm@hotmail.com

Bacharel em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa 

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Publicado

2021-05-26

Como Citar

SILVA, A. B. da; BODART, C. M. . Reflexões sobre materiais didáticos para alunos surdos: Roma Antiga em Libras. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e63312, 2021. DOI: 10.5216/sig.v32.63312. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/63312. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos