Textos de divulgação científica na revista Pesquisa Fapesp: Análise do sincretismo em reportagem sobre AIDS
DOI:
https://doi.org/10.5216/sig.v32.62050Palavras-chave:
Discurso, Divulgação científica, Enunciação, Sincretismo, TextoResumo
Este trabalho pretende examinar o texto de divulgação científica para verificar como os sentidos constroem-se. Para tanto, propõe examinar a revista Pesquisa Fapesp, que, na percepção do projeto, é constituída por textos sincréticos, compreendidos como aqueles em que a linguagem verbal e a visual estabelecem relação de homologação para a produção do sentido global. A perspectiva teórico-metodológica por meio da qual será empreendida a investigação é a semiótica discursiva, que trata o texto verbo-visual como uma manifestação de sentido resultante do sincretismo de diferentes linguagens. Para atingir esse objetivo, o trabalho propõe, inicialmente, descrever e examinar a organização da revista Pesquisa Fapesp para entender como ela trata a divulgação científica e para qual interlocutor se dirige. Em segundo lugar, objetiva produzir a análise semiótica de uma reportagem da revista referida.
Downloads
Referências
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1a. ed., 2009.
FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’œil et de l’esprit. Pour une sémiotique plastique. Amsterdam : Hadès-Benjamins, 1985.
___. Une lecture de Tintin au Tibet. Paris : PUF, 2002.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Tradução de Alceu Dias Lima et alii. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HJELMSLEV, LOUIS. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução de J. Teixeira Coelho Netto, São Paulo: Perspectiva, 2009.
TEIXEIRA, Lúcia. “Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais”. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; TEIXEIRA, Lúcia (Org.). Linguagens na comunicação. Desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p. 41-77.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Signótica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras(es) autorizam a Signótica a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Signótica possuem licença Creative Comons CC-BY.