Textos de divulgação científica na revista Pesquisa Fapesp: Análise do sincretismo em reportagem sobre AIDS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.62050

Palavras-chave:

Discurso, Divulgação científica, Enunciação, Sincretismo, Texto

Resumo

Este trabalho pretende examinar o texto de divulgação científica para verificar como os sentidos constroem-se. Para tanto, propõe examinar a revista Pesquisa Fapesp, que, na percepção do projeto, é constituída por textos sincréticos, compreendidos como aqueles em que a linguagem verbal e a visual estabelecem relação de homologação para a produção do sentido global. A perspectiva teórico-metodológica por meio da qual será empreendida a investigação é a semiótica discursiva, que trata o texto verbo-visual como uma manifestação de sentido resultante do sincretismo de diferentes linguagens. Para atingir esse objetivo, o trabalho propõe, inicialmente, descrever e examinar a organização da revista Pesquisa Fapesp para entender como ela trata a divulgação científica e para qual interlocutor se dirige. Em segundo lugar, objetiva produzir a análise semiótica de uma reportagem da revista referida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1a. ed., 2009.
FLOCH, Jean-Marie. Petites mythologies de l’œil et de l’esprit. Pour une sémiotique plastique. Amsterdam : Hadès-Benjamins, 1985.
___. Une lecture de Tintin au Tibet. Paris : PUF, 2002.
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Tradução de Alceu Dias Lima et alii. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.
HJELMSLEV, LOUIS. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Tradução de J. Teixeira Coelho Netto, São Paulo: Perspectiva, 2009.
TEIXEIRA, Lúcia. “Para uma metodologia de análise de textos verbovisuais”. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; TEIXEIRA, Lúcia (Org.). Linguagens na comunicação. Desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009, p. 41-77.

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

CORTINA, A. Textos de divulgação científica na revista Pesquisa Fapesp: Análise do sincretismo em reportagem sobre AIDS. Signótica, Goiânia, v. 32, 2020. DOI: 10.5216/sig.v32.62050. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/62050. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos