A consciência fonológica na aquisição de l2: uma discussão terminológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.55842

Palavras-chave:

Consciência Fonológica, Aquisição de L2, Aquisição Fonológica, Terminologia

Resumo

A discussão sobre o papel da consciência fonológica na aquisição fonológica de segunda língua (L2) não é recente. Entretanto, muitos trabalhos utilizam uma terminologia diversa para se referir a essa habilidade cognitiva. Este artigo tem como objetivo apresentar as diferentes terminologias utilizadas em trabalhos sobre aquisição de L2, discutir os posicionamentos teóricos que levaram às diversas nomenclaturas, bem como descrever as características que as definem. A análise se deu de maneira eminentemente teórica, a partir de 52 trabalhos científicos. A análise revelou, ao menos, 11 termos para se referir à consciência fonológica, os quais foram discutidos ao longo deste trabalho.

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Biografia do Autor

Almir Anacleto de Araújo Gomes, Unidade Acadêmica de Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Sumé, Paraíba, Brasil.

Professor de língua inglesa da Unidade Acadêmica de Educação do Campo UAEDUC/CDSA da Universidade Federal de Campina Grande UFCG.

Rubens Marques de Lucena, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Graduado em Direito e em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Mestrado em Letras (UFPB) e Doutorado em Linguística (UFPB), com área de concentração em Teoria e Análise Linguística. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, onde atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING). Suas áreas de interesse em pesquisa são Sociolinguística e Estudos de Contato Linguístico.

Mikaylson Rocha da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil.

É mestre em linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (2016) e atualmente é aluno regular do Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING/UFPB) Nível doutorado. Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (2013), Graduado em Letras (habilitação Inglês) pela Universidade Federal da Paraíba (2016). Tem experiência em Teoria e Análise Linguística (sociolinguística variacionista); Literatura Latino-Americana, Estudos Pós-coloniais e Pós-modernos.

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Publicado

2020-05-08

Como Citar

GOMES, A. A. de A.; DE LUCENA, R. M.; DA SILVA, M. R. A consciência fonológica na aquisição de l2: uma discussão terminológica. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e55842, 2020. DOI: 10.5216/sig.v32.55842. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/55842. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos