Expressões policomponenciais em Libras: estatuto e processo de ensino e aprendizagem como L2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v32.62905

Palavras-chave:

Libras. Expressões policomponenciais. Estatuto. Ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de discutir o estatuto das expressões policomponenciais da Libras e refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem dessas expressões pelo aprendiz ouvinte brasileiro. Na primeira parte, apresentam-se as ideias de Frydrych (2019), assumindo com Liddell e Metzger (1998), e McCleary e Viotti (2011), a existência de simbiose entre componentes linguísticos e gestuais para explicar tais construções. Na segunda parte, tomam-se os dados advindos das pesquisas de Silva (2018) e Kurz, Mullaney e Occhino (2019), analisando-os a luz da proposta de Taub et al. (2008) para refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na Libras como segunda língua (L2) para ouvintes. Conclui-se que as expressões policomponenciais são compostas por elementos linguísticos e gestuais, e quanto ao processo de ensino e aprendizagem, conclui-se que ocorrem transferências de alguns dos traços gestuais à língua e, portanto, a prática pedagógica precisa aproveitar o repertório gestual do aprendiz.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

PORTO, M. .; SILVA, L. da. Expressões policomponenciais em Libras: estatuto e processo de ensino e aprendizagem como L2. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e62905, 2021. DOI: 10.5216/sig.v32.62905. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/62905. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Linguísticos