Hyperion como romance epistolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sig.v33.65574

Palavras-chave:

Hölderlin, Cartas, Bildungsroman

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar a interrelação entre o gênero epistolar e o Bildungsroman em Hyperion, de Friedrich Hölderlin. Suas características como romance epistolar são congruentes com suas características como Bildungsroman, portanto, o gênero epistolar é justificado. Assim, o elemento de intimidade, a necessidade de um interlocutor e o tratamento fragmentário do tempo próprios do romance epistolar são funcionais à formação do protagonista e do leitor e ao manejo do tempo inerente ao Bildungsroman, respectivamente. Tanto os dois gêneros serão analisados (teórica e especificamente no romance) quanto as características mencionadas em Hyperion.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

PAU, J.; FERRARI, M. Hyperion como romance epistolar. Signótica, Goiânia, v. 32, p. e65574 , 2021. DOI: 10.5216/sig.v33.65574. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/65574. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê de Estudos Literários