v. 24 (2024): Música Hodie

					Visualizar v. 24 (2024): Música Hodie
Publicado: 2024-09-13

Artigos

  • Movement and posture during marimba performance solo marimba works’ analysis and composition of technical exercises

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79758
    Guilherme Massao Misina, Eduardo Lopes, Stephan Froleyks
  • The Change of Time Expression in 20th Century Music Creation and the System of Music Education

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.80288
    Yelin Zhang, Ning Sun
  • Synergy of traditions and technologies: Improving access to Chinese musical heritage through massive open online courses (MOOCS)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78925
    Xiaopeng Chen
  • Música sintrópica definição, premissas e aplicação pedagógica

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79407
    Sergio Leal
  • The Musicality and Philosophical Connotations in the Jinti Poetry Yinsong of Tang Dynasty

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79713
    Bo Xiao Yuan, Fung Ying Loo
  • Entre a tecnologia e o corpo: dados e desafios durante a pandemia.

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78437
    Thayná Xavier, Paulo Egídio Luckman, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
  • O projeto Comunidades de Aprendizagem como uma estratégia para promover a educação musical crítica nas escolas

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.80030
    Antonio Fernández-Jiménez
  • The Iranian National Musical Instruments and Their Techniques The Iranian National Musical Instruments and Their Techniques

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.80795
    Amir Mohammad Siasi Nejad
  • “De vez em quando eu morro, mas hoje não”: Musicoterapia e processos emancipatórios de pessoas em situação de imigração involuntária ou refúgio

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78877
    Andressa Dias Arndt
  • Instrumentos de Sopro na Reabilitação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Uma Revisão de Escopo

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79049
    Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves, Paula Karina Hembecker, Gabriele Serur, Audrey Tieko Tsunoda, Percy Nohama
  • Advanced string instruments in the musical culture of Kazakhs, Kyrgyz, and UzbeksAdvanced string instruments in the musical culture of Kazakhs, Kyrgyz, and Uzbeks

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79380
    Balzhan Junussova, Saule Utegalieva, Aiganym Shugay, Alibi Abdinurov, Maxat Medeubek
  • A “Viola quebrada” e a doce música: entre o Mário de Andrade cantor e o teórico : entre o Mário de Andrade cantor e o teórico

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78264
    Pedro Razzante Vaccari
  • As consoantes plosivas surdas no contexto da voz cantada: análise do Voice Onset Time (VOT) e sua relação com a inteligibilidade

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79644
    Cristina de Souza Gusmão; Mônica Pedrosa de Pádua; Fabio Janhan
  • Sonido y sostenibilidad: una experiencia en la formación inicial del profesorado

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79932
    Ana Urrutia
  • Entre lo Analógico-Digital y lo Underground-Mainstream. Las articulaciones del Rap de Santiago de Chile (1995-2000)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.80441
    Sebastián Muñoz-Tapia, Nelson Rodríguez Vega
  • Kazakh traditional song and musical heritage of Abay

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78936
    Saida Yelemanova
  • Improvement of Musical Technique in Playing Wind Instruments: Individual Approach and the Use of Digital Innovations

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79319
    Tianlong Huang
  • Folclore Musical de Rugova: Perspectivas sobre Canção, Dança e Patrimônio Cultural dos Habitantes das Montanhas de Kosovo

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.77208
    Arsim Kelmendi, Hysen Nimani
  • Ironia e o Primeiro Movimento da Sonata para Violino em Fá Menor de Prokofiev (Op. 80)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79481
    Junda Wu
  • Training and Use of Contemporary Music by Conservatory Teachers in Spain

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78344
    Miren Pérez Eizaguirre, Marta Martínez-Rodríguez, María Elena Cuenca Rodríguez, Raquel Pastor Prada
  • A prática musical organística no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto e a sua relação com o documento M[appa de registar o] Órgão da Biblioteca Nacional de Portugal

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79721
    Marco Brescia, João Vaz
  • Dialectical Fusionism and Hong Kong Contemporary Music A Study of Chan Wing-Wah's Symphonies 5, 7, and 8

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.80178
    Ting Yang, Ran Zhou
  • Otimização do ambiente de aprendizagem em bandas de música: um estudo sobre processos cognitivos e sociocognitivos

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79109
    Jefferson Costa, Gleidson Jordan dos Santos
  • Características da criação nacionalizada da música chinesa para acordeão

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79406
    Ruichen Sun , Yuqi Bai, Fangyi Zang , Chao Peng
  • Música, teología y política en torno a Mozart entre la imagen del niño eterno y la idea de lo demoníaco

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78276
    Daniel Martín Sáez
  • A A Thematic Analysis of Folk Music Education Trends, Technology, and Global Perspectives (2013–2023)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79650
    Pu Miao, Musib Ahmad Faudzi; Li Ji; Xiaoyu Jiang, Huang Wenhong
  • The Emergent Properties of the Opera Genre in the Contemporary Musical Context

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79940
    Olha Putiatytska, Olena Sakalo, Vira Artemievа, Dmytro Shchyrytsia, Olena Yakymchuk
  • Aprendizaje Basado en la Indagación (ABI): Diseño de una intervención educativa en Investigación Artística para alumnado de música en Educación Superior

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.80625
    Pedro Iglesias, Jesús Tejada
  • Entre o Passado e o Futuro A ópera contemporânea brasileira no século XXI

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79006
    Homero Velho
  • AMI: Interface Algorítmica de Música

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78922
    Francisco Colasanto, Rodrigo Sigal
  • Autoeficacia en la interpretación musical: Hacia procesos humanizadores en la evaluación de aprendizajes

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78393
    Betsabé Puebla Álvarez, Rolando Angel-Alvarado
  • La presencia de las mujeres en las orquestas sinfónicas españolas

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.77177
    Eli Arabaolaza Elorza, Gotzon Ibarretxe Txakartegi
  • La Enseñanza del Violín: un Estudio Exploratorio de las Concepciones Sobre los Procesos Educativos y el Perfil del Profesorado en Italia

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78257
    Pierangela Palma, Carolina Bonastre
  • A performance musical e sua força desterritorializante

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79155
    Artur de Melo Miranda Azzi, Flavio Barbeitas, João Morales
  • A Música e os corpos que (não) importam reações na música popular a massacres perpetrados pelo Estado

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78735
    Letícia Porto Ribeiro, Marcello Messina
  • A utopia de Björk um ensaio sobre o referencial simbólico do álbum musical Utopia (2017)

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79336
    Priscila Gonçalves Magossi, Jaimeson Machado Garcia
  • Uma Reflexão Crítica sobre o Impacto dos Instrumentos de Corda na Performance de Piano: Perspectivas do Pianista

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78343
    Oscar Caravaca Gonzalez
  • Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: critérios para a edição diplomática de Andorinhas

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78509
    Humberto Amorim
  • A composição musical coletiva na formação de professores generalistas: uma abordagem qualitativa e interpretativa

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.79588
    Sandrina Milhano

Dossiê SiMN 2023 Música Nova

  • A aplicação do Somax2 na eletrônica em tempo real de Chronos IIIc, de Roberto Victório

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78611
    William Teixeira, Marco Fiorini, Mikhail Malt, Gérard Assayag
  • Tecnomorfismo enquanto processo composicional em duas peças de Patricia Alessandrini

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78608
    Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, William Teixeira
  • O Ressonador como Modelo para Texturas Musicais no Contexto da Composição Instrumental Contemporânea

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78402
    Rodolfo Valente
  • Solfejos, imagens, invenções Os diversos caminhos do imaginário sonoro

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78572
    Pedro Yugo Sano Mani, Vinícius Cesar de Oliveira, Silvio Ferraz
  • Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78617
    Doriana Mendes, Ivan Simurra
  • Quintal dos sons: uma ponte entre o Porto e o Vale do Jequitinhonha

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78493
    Rosimária Sapucaia Rocha
  • Escutar com máquinas, compor com pássaros sobre ‘nós, passarinho’ para flauta e eletrônica em tempo real

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78610
    José Henrique Padovani
  • Episódios para uma história da gravação de campo no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78600
    Gustavo Branco Germano, Fernando Iazzetta
  • Semiótica triádica de Charles S. Peirce y creatividad en la interpretación de música experimental predicación y forma en el proceso de realización de One for One de Jean-Luc Guionnet

    DOI: https://doi.org/10.5216/mh.v24.78403
    Cristián Alvear, Juan Sebastián Lach Lau