Dialectical Fusionism and Hong Kong Contemporary Music

A Study of Chan Wing-Wah's Symphonies 5, 7, and 8

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.80178

Palavras-chave:

Influências Leste-Oeste, fusão cultural, música contemporânea, análise musical, identidade musical.

Resumo

Hong Kong, muitas vezes aclamada como “a Cidade Mundial da Ásia”, tem sido, desde há muito tempo, uma vibrante encruzilhada cultural entre as influências orientais e ocidentais. Este artigo investiga o carácter internacional único e a individualidade inerente ao panorama musical de Hong Kong, com um foco específico nas composições de Chan Wing-Wah – um pioneiro proeminente no desenvolvimento da música “artística” contemporânea na cidade. A nossa investigação navega pelo conceito estético de “fusionismo dialético” nas criações musicais de Chan, oferecendo leituras atentas de três sinfonias: “Três Reinos” (1995), “A Grande Muralha” (2005) e “Esta Terra Ilimitada” (2006). Ao traçar a evolução contextual do estilo musical de Hong Kong, esta investigação fornece referências para a música contemporânea de Hong Kong e a sua exploração académica, lançando luz sobre a identidade artística distintiva da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ting Yang, Shenzhen University (SZU), Shenzhen, Guangdong, China, yting@szu.edu.cn

Yang Ting: PhD, Head of the Department of Music, School of Music and Dance, Shenzhen University, M.A. M.M. in Composition from the Central Conservatory of Music; Ph.D. in Composition and Technical Theory from Hunan Normal University. She is in charge of the Humanities and Social Sciences Project of the Ministry of Education of China and the Guangdong Provincial Department of Higher Education's special projects. She has published many academic papers in CSSCI and Chinese core journals.

Ran Zhou, Shenzhen University (SZU), Shenzhen, Guangdong, China, zhouran2021@email.szu.edu.cn

Zhou Ran: Currently studying music and dance at Shenzhen University (composition and technical theory analysis). He won many scholarships during his master's degree. He participated in the EMSAN conference in 2021 and published an article on A&HCI and a monograph.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

YANG, T.; ZHOU, R. Dialectical Fusionism and Hong Kong Contemporary Music: A Study of Chan Wing-Wah’s Symphonies 5, 7, and 8. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.80178. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/80178. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos