Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • ATENÇÃO!!! Após concluir o seu cadastro, clique no seu login, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, escolha a opção "PERFIL" e preencha os campos obrigatórios, como a URL (endereço do seu Lattes, para quem atua no Brasil; caso contrário, o link do currículo em repositório da instituição estrangeira), Mini Currículo (com 400 a 800 caracteres, destacando sua formação e experiência profissional) e, principalmente, crie ou associe o seu ORCID. Certifique-se de que todos os coautores estão cadastrados e possuem os seus perfis preenchidos de maneira adequada. Esse procedimento deve ser realizado ANTES de carregar o arquivo, para assegurar que os metadados sejam carregados na submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor"
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1.5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • No caso de haver mais de um autor, solicitamos a indicação da contribuição de cada um. No estágio do processo editorial em que o artigo está aprovado pelos pareceres, haverá um campo específico a preencher no template que enviaremos aos autores.
  • No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, é necessário enviar, em um documento suplementar, os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) correspondentes aos participantes da pesquisa ou o parecer de aprovação do comitê de ética.

Diretrizes para Autores

A revista MÚSICA HODIE é atualmente editada em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo, nos idiomas português, espanhol e inglês, A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. Casos com pesquisador sênior com notório saber são analisados pela equipe editorial.

ATENÇÃO!!! Após concluir o seu cadastro, clique no seu login, localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, escolha a opção "PERFIL" e preencha os campos obrigatórios, como a URL (endereço do seu Lattes, para quem atua no Brasil; caso contrário, o link do currículo em repositório da instituição estrangeira), Mini Currículo (com 400 a 800 caracteres, destacando sua formação e experiência profissional) e, principalmente, crie ou associe o seu ORCID. Certifique-se de que todos os coautores estão cadastrados e possuem os seus perfis preenchidos de maneira adequada. Esse procedimento deve ser realizado ANTES de carregar o arquivo, para assegurar que os metadados sejam carregados na submissão.

A revista MÚSICA HODIE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás, tem como propósito a divulgação e compartilhamento de acesso livre de pesquisas originais para a comunidade acadêmica, em temáticas relacionadas às linhas de pesquisa de nosso PPG:

- Práticas interpretativas e Composição;

- Práticas epistêmicas discursivas e formativas e;

- Neurociência da Música.

O público-alvo a que se destina a MÚSICA HODIE são pesquisadores da área de Música, incluindo suas áreas transversais, professores de nível superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. 

Submissões que não se enquadrem nas áreas mencionadas, ou que nossa equipe de avaliadores não atenda poderão ser rejeitadas.

Normas para envio de artigos para publicação

  1. Os artigos, além de inéditos, devem abordar um tema relacionado àqueles mencionados acima como objetivos da publicação. Os textos podem estar redigidos em português, inglês ou espanhol e devem ser apresentados no editor de texto e salvos como arquivo .DOC ou .RTF em fonte Times New Roman. 
  2. Não serão aceitas submissões que sejam capítulo ou redução de dissertação ou tese publicadas, ou outra forma que descaracterize o ineditismo do texto.
  3. Antes da submissão, os autores precisam preencher o Perfil (menu superior direito/usuário) completamente. Não serão aceitas submissões em que todos autores e coautores não tenham seus perfis completos. A URL solicitada se refere ao Currículo Lattes (brasileiros e residentes) ou Repositórios internacionais similares, no caso de estrangeiros. 
  4. Pelo menos um dos autores deve ter doutorado.
  5. No documento enviado para submissão devem ser omitidas referências à autoria, seja no espaço autoral, ou nas citações no corpo do texto ou nas referências bibliográficas, para que os pareceristas possam fazer a avaliação de forma isenta. Enquanto objeto de avaliação, o texto circulará entre editor e avaliadores através de código associado ao cadastro do proponente, revelado somente na fase de publicação.
  6. O texto a ser publicado como artigo deverá ter entre 7 e 20 páginas (incluindo resumo, abstract, exemplos, notas e referências bibliográficas), e deverá ser apresentado em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5; exceções serão apreciadas pela Equipe Editorial.
  7. Para a SEÇÃO DE ARTIGOS, será exigido um resumo que contenha um mínimo de 150 palavras e no máximo 250 (tamanho 10, espaço simples) e a indicação de palavras-chave (de três a seis), que devem ser apresentadas no início do texto.  Se o artigo está em português ou espanhol, o título, resumo e palavras chave devem primeiramente aparecer na língua original, acompanhado em seguida pelo título, resumo e palavras chave em inglês; se o artigo está em inglês, o título, resumo e palavras chave devem primeiramente aparecer na língua original, acompanhado em seguida pelo título, resumo e palavras chave em português. Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura com alta resolução para internet (.jpg 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda explicativa clara e objetiva de no máximo 3 linhas em fonte Times New Roman tamanho 10, espaço simples.
  8. As notas de texto deverão ser colocadas no formato de nota de rodapé da página.
  9. As normas para formatação devem estar conforme o detalhamento a seguir. O que não estiver previsto abaixo deve seguir as normas da ABNT;
  10. As propostas devem ser enviadas pelo portal de periódicos da UFG: www.revistas.ufg.br/musica
  11. O conteúdo dos textos publicados, bem como a veracidade das informações neles fornecidas, são de inteira responsabilidade dos autores e não expressam a opinião dos editores ou da equipe editorial de Música Hodie. A aprovação do artigo ou resenha é de inteira responsabilidade do Conselho Editorial, ouvidos o Conselho Consultivo e os consultores ad-hoc. 

Normas para formatação / Formatting Guidelines

Somente as obras citadas no corpo do artigo. Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento justificado e seguindo as normas da ABNT NBR 6023:2018., abaixo exemplificadas. Fonte Times New Roman, tamanho 12. PapelA4. Margens: direita 2,0 cm; esquerda 3,0 cm, superior 3,0 cm e inferior 2,0 cm.

  • As referências no final do texto precisam obedecer às Normas Técnicas da ABNT, NBR 10520, julho de 2023.
  • Referências seguidas de um mesmo autor, não utilize travessão (______), ao contrário, repetir o nome do autor, quando o houver mais de uma referência do mesmo.

Citações no texto

CITAÇÃO DIRETA –CURTA (até 3 linhas) Deve estar contida entre aspas duplas:

“Acapacidade do homem de produzir e ler símbolos deve ser o ponto de partida da estética”(Barbosa,1984,p.81).

Ou

De acordo com Barbosa (1984, p.81) “Acapacidade do homem de produzir e ler símbolos deve ser o ponto de partida da estética”.

CITAÇÃO DIRETA –LONGA (mais de 3 linhas) Deve estar destacada do texto, com recuo e fonte menor (10pt):

A educação serve aos interesses do proletariado.

  • Os princípios gerais da instrução moderna são indispensáveis do ponto de vista do desenvolvimento progressista da sociedade capitalista e das posições classistas do proletariado. Toda a tarefa de criação, desenvolvimento e configuração da instrução pública corresponde, por natureza, à jurisdição dos órgãos autônomos do país (Luxemburgo, 1988, p. 222).

A seguir, a formatação de alguns tipos mais usuais de referência, acompanhados por exemplos:

 

Livros

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Número de páginas.

MEYER, Leonard B. Music, the Arts, and Ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. 235p.

COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research Methods in Education. 4. ed. London: Routledge, 1994. 298p.

 

Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.) 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. Capítulo ou páginas inicial-final da parte.

WEBSTER, Peter. R. Research on Creative Thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280.

 

Periódicos 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do ArtigoTítulo do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.

LOANE, Brian. Thinking About Children’s Compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984.

 

Trabalhos em anais de eventos científicos 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: Nome do Evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.

DELALANDE, François. A Criança do Sonoro ao Musical. In: VIII Encontro Anual da ABEM, 1999, Curitiba. Anais doVIII Encontro Anual da ABEM. Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

 

 Dissertações e Teses 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Trabalho, ano da defesa, Instituição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Numero de páginas.

PRESGRAVE, Fábio S. Aspectos da Música Brasileira Atual: violonceloTese de Doutorado. Instituto de Artes da Universidade de Campinas, 2008. Campinas: UNICAMP, 2008. 247p.

 

Partituras publicadas 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

MOZART, Wolfgang Amadeus. Don GiovanniLibreto por Lorenzo da Ponte com versão em inglês de W. H. Auden e Chester Kallman. New York: G. Schimer, 1961.

 

Partituras não publicadas 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Obra. Identificação. Local de publicação: informação sobre o tipo de registro gráfico da obra (informar o editor e ano da edição, se houver), ano da composição.

VILLANI-CÔRTES, Edmundo. Casulo. Para violoncelo, piano e soprano. Partitura. São Paulo: manuscrito, 1992.

 

Gravações

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título da Gravação. Tipo de gravação. CD número de série (ou informe a origem da gravação. Ex: independente, caseira). Identificação da Gravadora [se houver], ano [obrigatório. Se incerto, acrescente uma interrogação no último dígito. Ex: 198?].

EVORA, Cesaria. Café Atlantico. CD 74321678022. BMG Brasil, 1999.

 

Vídeo

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do Video. Produção (direção, regência...) de Nome do Responsável. Tipo de fita, duração da gravação. Local de publicação: Editora ou Gravadora, ano de publicação.

PERLMAN, Itzak. Itzak Perlman: in my case music. Produzido e dirigido por Tony DeNonno. Videocassete, 10 min. New York: DeNonno Pix, 1985

 

Artigo ou matéria de Jornal

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. Nome do jornal. Data de publicação.

COELHO, João Marcos. Música Contemporânea Marginal. Caderno2- Jornal O Estado de São Paulo, 20 ago. 1988.

 

Trabalhos online 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: Nome do Evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho. Disponível em <endereço do sítio> . Data do acesso.

BARTLEET, Brydie Leigh. Women Conductors on the Orchestral Podium: Pedagogical and Professional Implications. College Music Symposium, v. 42, n. 2008, p. 31–50, 2008. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25664806 . Acesso em 26 jun. 2012. 

Outras fontes pesquisadas na rede 

SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do Trabalho: subtítulo [se houver]. Disponível em <endereço do sítio> . Data do acesso.

MONTEIRO, Manoel. Pelo mar. In: Museu das migrações e das comunidades. Disponível em: https://www.museu-emigrantes.org/pt/pelo-mar/. Acesso em: 13 set. 2022.

 Legislação, Constituição, mensagem governamental

BRASIL. Decreto nº 19.444, de 01 de dezembro de 1930. Dispõe sobre os serviços que ficam a cargo do Ministério da Educação e Saúde Pública, e dá outras providências.

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (10 de novembro de 1937).

 

Como citar dados de pesquisa

MAUA, Francisca Clotilde de Andrade; BATISTA, Andreza Pereira; FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Dados de pesquisa [Conjunto de dados], 2022. Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6055282.

 

Como citar preprint

MENDEZ, Jesus Manuel Delgado; TRINDADE, Sara Dias; MOREIRA, Jose Antonio. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal (preprint submentido para: Educação & Formação), 2021. EmeRI - Emerging Research Information. DOI: 10.25053/preprint.2021.002.

 

Como citar parecer

SILVA, Fabrício de Oliveira. Relatório de revisão por pares para: o estágio de docência no processo de construção da identidade de pós-graduandos. Educ. Form. 2022, Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6468946.

 

Como citar dados de pesquisa

MAUA, Francisca Clotilde de Andrade; BATISTA, Andreza Pereira; FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FARIAS, Gabriela Belmont de. Dados de pesquisa [Conjunto de dados], 2022. Zenodo. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6055282.

 

Etapas na avaliação de textos submetidos para Música Hodie

  1. Triagem pelo editor que verificará a pertinência do conteúdo e a adequação do texto às normas editoriais de Música Hodie;
  2. Envio do texto aprovado na triagem a dois pareceristas ad-hoc;
  3. Envio do texto a um terceiro parecerista, caso haja empate nas decisões dos primeiros consultados;
  4. Notificação ao autor sobre o resultado das avaliações;
  5. Retorno do texto aprovado para o autor para revisão e possíveis modificações sugeridas pelos pareceristas e pelo editor;
  6. Aprovação final do texto pelo editor que informa o autor da previsão de disponibilização da publicação;
  7. Prazo estimado a partir do recebimento do texto até a aprovação final: 6 meses. Importante: a data de recebimento será a data em que o autor entregar o texto totalmente dentro das normas de formatação e conteúdo exigidos nas normas da revista; a data de aprovação será a data em que o autor devolver o texto revisado de acordo com as orientações dos pareceristas e editores.

 

 

Outras Palavras

Outras Palavras publica textos acadêmicos versando sobre Música e suas Interfaces com obrigatório rigor acadêmico podendo ser uma visão independente do autor. Serão considerados também reflexões livres, relatos de experiência (não necessariamente resultante de trabalho científico), listagens de obras, listagem de acervos, entrevistas, etc.

Dossiê SiMN 2023 Música Nova

Dossiê relacionado ao SiMN 2023 - 6ª edição do Simpósio Internacional de Música Nova.

O SiMN é um evento bienal organizado pela Universidade Estadual do Paraná e pelo grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova de Curitiba, com o objetivo difundir e refletir sobre a música contemporânea e a arte sonora, além de incentivar o intercâmbio entre as áreas de composição, música eletroacústica, arte sonora e música experimental, através de pessoas de diferentes partes do mundo, com ênfase na América Latina.

Esse dossiˆé compreende artigos selecionados a partir das pesquisas apresentadas no Simpósio.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.