Sobre a Revista
Foco e Escopo
A REVISTA MÚSICA HODIE visa incentivar a produção científica e artística relacionada à Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente. Está presente em três indexadores internacionais e no Qualis Capes. Além da seção tradicional de artigos científicos, Hodie traz as seções de Resenhas e a seção Outras Palavras que publica textos acadêmicos versando sobre Música e suas Interfaces com obrigatório rigor acadêmico podendo ser uma visão independente do autor. Nesta última seção serão considerados também reflexões livres, relatos de experiência (não necessariamente resultante de trabalho científico), listagens de obras, listagem de acervos, entrevistas, etc.
Processo de Avaliação pelos Pares
Hodie adota o sistema de pareceres ad-hoc (‘blind review’), no qual dois parecerista devem responder o formulário de avaliação sobre o artigo e indicar modificações e/ou sugestões
Periodicidade
Uma edição por ano em fluxo contínuo (desde 2019)
Revista Música Hodie
A Revista Música Hodie fomenta a produção e publicação de pesquisa na área da música de âmbito nacional e internacional. Não exclusivamente, serão especialmente consideradas propostas de artigos originais de tópicos relacionados à musicologia, performance musical, composição, música e educação, música brasileira, novos gêneros musicais, música e tecnologia, e música na contemporaneidade
Esse periódico é mantido por universidade pública, onde não existem tarifas para publicar, assim como não se cobra o acesso aos leitores.
Histórico do periódico
A Revista Música Hodie foi criada no Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás e é publicada ininterruptamente desde dezembro de 2001 em 2 números por ano, e em edição anual em fluxo contínuo a partir de 2019. Seu Conselho Editorial conta com representação local, nacional e internacional. Desta mesma fora está composto o Conselho Consultivo. Os indexadores da HODIE são SCOPUS, RILM – International Repertory of Music Literature, Arts & Humanity Index, EBSCO, GOOGLE SCHOLAR, classificado CAPES-Qualis (A1). A publicação visa incentivar a produção científica e artística sobre Música, particularmente temas relacionados Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente. Música Hodie recebe e avalia material para a publicação seguindo os critérios (vide o link normas no site) aprovados pelo Conselho Editorial. As seções ARTIGO (artigos científicos) e OUTRAS PALAVRAS (dedicada a publicação de textos acadêmicos de interesse da área de música não necessariamente resultante de pesquisas científicas) são avaliação no sistema blind review e com pareceristas externos. Cada número da HODIE inclui partes temáticas que são divulgados regularmente na chamada da revista. A submissão é em caráter contínuo. Trabalhos aprovados após o fechamento do número serão automaticamente encaminhados para o número subsequente. O prazo para avaliação desde a submissão até a aprovação final é de até 90 dias.