Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista MÚSICA HODIE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Goiás, tem como propósito a divulgação e compartilhamento de acesso livre de pesquisas originais para a comunidade acadêmica, em temáticas relacionadas às linhas de pesquisa de nosso PPG: Práticas interpretativas e Composição; Práticas epistêmicas discursivas e formativas e; Neurociência da Música.

O público-alvo a que se destina a MÚSICA HODIE são pesquisadores da área de Música, incluindo suas áreas transversais, professores de nível superior, pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas. 

A revista MÚSICA HODIE é atualmente editada em versão online, e recebe submissões em fluxo contínuo, nos idiomas português, espanhol e inglês. A revista exige o grau mínimo de doutor para autores interessados na submissão de artigos. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir tal titulação. Casos com pesquisador sênior com notório saber são analisados pela equipe editorial.

Observação:  a revista MÚSICA HODIE não publica artigo de um mesmo autor com intervalo menor que um ano, ou seja, os autores só poderão submeter artigos após um ano da última publicação.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos passarão por uma avaliação inicial realizada pela equipe editorial, que conduzirá uma triagem para verificar a conformidade com as normas e o foco e escopo da Revista MÚSICA HODIE. Os textos alinhados com tais critérios serão encaminhados a pesquisadores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, atuando como pareceristas ad hoc. Este processo garante a aplicação da avaliação duplo cego (blind review), assegurando a imparcialidade.

Durante esta fase, o parecerista, proveniente de instituição diferente do(s) autor(es), declarará a ausência de conflito de interesse e sua disponibilidade para a avaliação. Em caso de recusa, um novo avaliador será designado para realizar a análise.

Os pareceristas avaliarão os manuscritos considerando critérios como originalidade, consistência teórica e metodológica, coesão linguística conforme a norma culta, relevância para as temáticas propostas e conformidade com as normas da revista.

O aceite final do artigo exigirá aprovação dupla. Em caso de desacordo na avaliação duplo cega, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador ad hoc para desempate. Após essa fase, os autores serão notificados com os pareceres ad hoc recebidos.

Artigos aprovados sem ressalvas serão enviados diretamente à Coordenação de Revisões, podendo ser solicitados ajustes para aprimorar o conteúdo ou encaminhados para editoração sem observações. Em caso de modificações, as propostas serão encaminhadas aos autores, que decidirão sobre a implementação, conforme as sugestões dos pareceristas ad hoc, dentro do prazo definido pelo editor.

Em situações de discordância nas recomendações obrigatórias, o artigo é arquivado. Em caso de aceitação das recomendações, as modificações no texto serão destacadas para verificação pelo editor, que confirmará se as alterações solicitadas foram realizadas, decidindo pela publicação ou não do artigo.

O nome dos avaliadores pode ser divulgado no momento da publicação do artigo. Esse procedimento mantém a avaliação duplo cego durante o processo de análise, no entanto,  em busca pelo alinhamento com as políticas de Ciência Aberta, os avaliadores que concederem concordância prévia na divulgação dos seus nomes após o término da avaliação, poderão ter seus pareceres publicados juntamente com o artigo. 

Destaca-se que é responsabilidade dos autores garantir o anonimato, evitando elementos identificáveis no texto. A Revista MÚSICA HODIE não avalia artigos de autores que não respeitam a norma de anonimato. Sugere-se remover o nome do autor das propriedades do arquivo e de qualquer parte do manuscrito enviado.

Autores doutores de programas de Pós-Graduação podem ser convidados como pareceristas ad hoc em submissões futuras.

Observação: Não publicamos artigos apresentados em eventos científicos, capítulos de dissertações ou teses; apenas trabalhos inéditos. Artigos de autores convidados passam pelo mesmo sistema de avaliação descrito acima. Em casos excepcionais, podem ser publicados artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros, mediante anuência do periódico de origem e avaliação conforme as normas, com nota de rodapé informando a republicação. O tempo máximo para avaliação das submissões é de seis meses, variando conforme a disponibilidade e agilidade dos pareceristas.

 

Periodicidade

Até 2018, a revista MÚSICA HODIE mantinha uma periodicidade semestral. No entanto, a partir de 2019, ela passou a adotar uma publicação anual em regime de fluxo contínuo. Com essa alteração, a revista MÚSICA HODIE tem sido publicada de forma ininterrupta desde o ano de 2001.

 

Política de Acesso Livre

A revista MÚSICA HODIE adota uma política de acesso livre, proporcionando a disponibilidade imediata e gratuita de seu conteúdo. Esta decisão é fundamentada no princípio de que a livre disponibilização do conhecimento científico ao público contribui para uma maior democratização global do saber.

Em relação aos autores, a revista MÚSICA HODIE não cobra qualquer taxa de submissão ou publicação.

Política de Direitos Autorais e Privacidade

Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A revista MÚSICA HODIE utiliza-se da Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0).

 

Política de Preservação Digital e Fomento

A revista MÚSICA HODIE é integrante do Portal de Periódicos UFG, portanto, são preservados mediante armazenamento no servidor da Universidade Federal de Goiás. Por sua vez, o portal é conveniado pela Rede Cariniana - Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (IBICT) – e financiada pela FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás).

Política de ética contra plágio e más condutas

 A revista MÚSICA HODIE adota as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics), com o objetivo de promover a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações éticas e a subsequente instauração de processos. Assim, todos os textos submetidos à revista são rigorosamente inspecionados por meio de programas antiplágio.

Por critérios de ética em pesquisa, todos os artigos serão submetidos ao programa antiplágio Similarity Check: https://www.crossref.org/services/similarity-check/

A Revista MÚSICA HODIE incentiva o uso ético e responsável da Inteligência Artificial (IA) em pesquisas acadêmicas. Os autores são orientados a serem transparentes, documentando métodos e dados, aderindo a padrões éticos, e promovendo a reprodutibilidade por meio da disponibilização de códigos e dados. A divulgação em artigos deve ser detalhada, destacando o papel da IA na pesquisa. A revista reserva a possibilidade de inclusão de revisores especializados em IA. Políticas específicas da revista sobre o uso de IA devem ser consultadas pelos autores, e questões de viés e equidade devem ser abordadas. Essas diretrizes buscam promover pesquisas de alta qualidade e contribuir para o avanço ético e responsável na aplicação da IA na comunidade acadêmica.

 

Política de retratação

A Revista MÚSICA HODIE adere aos princípios éticos do COPE (Comitê de Ética em Publicações), seguindo as normas destacadas em https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf

Comprometida com a integridade, a revista conduz todo o processo editorial de acordo com padrões éticos, investigando suspeitas de má conduta para manter o rigor científico. Em casos de denúncias durante o processo, a avaliação é interrompida para investigação, sendo retomada apenas se não houver comprovação de má conduta.

Em situações de má conduta por parte de autores, o artigo é retirado da avaliação, podendo o periódico recusar futuras submissões dos envolvidos. Se a má conduta envolver editores, estes são afastados, e se for cometida por parecerista ad hoc, este é desativado de suas funções de avaliador no periódico.

 

Adequação ao princípio da Ciência Aberta

A revista MÚSICA HODIE é um periódico científico de acesso aberto, garantindo que todo o conteúdo esteja disponível gratuitamente, sem custos para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, utilizando-os para qualquer finalidade legal, sem a necessidade de permissão prévia do editor ou do autor. Em consonância com os princípios da Ciência Aberta, a revista busca a constante atualização para garantir a abertura e transparência em todos os processos de gestão do conhecimento.

Para facilitar a localização dos dados, adotamos o uso de DOI (Digital Object Identifier) e fornecemos descrições detalhadas dos dados com metadados apropriados.

A Revista MÚSICA HODIE incentiva ativamente a comunidade acadêmica a aceitar e adotar os princípios da Ciência Aberta. Nesse sentido, buscamos implementar a avaliação por pares aberta. Inicialmente, divulgamos os nomes dos avaliadores e editores responsáveis pelos artigos aprovados, bem como publicamos anualmente a relação dos avaliadores. A partir de 2024, os avaliadores que concordarem em se identificar terão a oportunidade de publicar seus pareceres. Essa prática reforça nosso compromisso com a transparência e a abertura no processo de revisão e fortalece a participação da comunidade acadêmica nesse contexto dinâmico da Ciência Aberta.

A revista Música Hodie assina a Declaração de São Francisco (DORA) - Avaliação da Pesquisa 

Com o intuito de alinhar-se às revistas científicas brasileiras cadastradas no Miguilim aos Movimentos de Acesso e de Ciência Aberta, a Revista Música Hodie adotou a Declaração de Avaliação de Pesquisa (DORA[1]) como código de ética e recomendações internacionais, "reconhecendo a necessidade de melhorar as formas como os resultados da pesquisa acadêmica são avaliados" (DORA, 2021). Leia a Declaração na íntegra em https://sfdora.org/wp-content/uploads/2020/12/DORA_Brazilian-Portuguese.pdf.

Nesse sentido, a assinatura do Código de Ética Dora busca estabelecer as bases para promover abordagens práticas e robustas para a avaliação de pesquisa globalmente e em todas as disciplinas acadêmicas, conforme descrito no termo.

Dessa forma, os artigos científicos devem descrever:

  1. Ineditismo - Os resultados de uma pesquisa inédita, seguindo a linha editorial da revista. Não serão aceitas submissões de manuscritos que tenham sido publicados em anais de simpósios, congressos, etc., assim como artigos traduzidos de periódicos científicos estrangeiros;

  2. Autoria responsável - Buscando otimizar o fluxo editorial, informamos que submissões de trabalhos para áreas do conhecimento em que a revista não possua membros habilitados no corpo de avaliadores, caberá ao editor solicitar aos autores "uma carta ao editor, contendo cinco sugestões de avaliadores e as efetivas contribuições de cada autor", procedimento já adotado por revistas internacionais;

  3. Flexibilização - São oferecidas oportunidades de melhores práticas, tornando mais flexível o número de palavras, figuras e referências nos artigos. Chamadas especiais ou dossiês temáticos poderão receber recomendações especiais.

 

Música Hodie no Diretório de Políticas Editoriais das revistas científicas brasileiras - DIADORIM

O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. Faz parte do conjunto de serviços de acesso aberto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. As informações aqui divulgadas são coletadas diretamente com os editores das revistas científicas brasileiras, a quem agradecemos pelo envio e atualização das informações.

O objetivo deste serviço é identificar, sistematizar e disponibilizar as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais. Constitui-se em uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista, quando do arquivamento de artigos no repositório da instituição.

Questões de Gênero

Conscientes dos desafios históricos relacionados às questões de gênero tanto dentro da academia quanto na sociedade em geral, a revista Música Hodie reafirma seu compromisso como apoiadora de iniciativas voltadas para a promoção da igualdade de gênero. Além disso, respalda estratégias que visam a formação de uma comunidade acadêmica e científica mais inclusiva, representando adequadamente mulheres, membros da comunidade LGBTI+ e também povos nativos e etnias em situações de vulnerabilidade e marginalização.

A revista alinha-se com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº5 - Igualdade de Gênero, conforme estabelecido pelo ODS 5. Mais informações sobre este objetivo podem ser encontradas em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5. Essa postura reforça nosso comprometimento com a promoção de uma comunidade acadêmica diversificada e inclusiva, contribuindo para um ambiente mais equitativo e sustentável.

Recomendamos que os autores alinhados a estas questões, ao submeterem seus trabalhos para a Revista Música Hodie, considerem incluir nos títulos e palavras-chave indicações claras e específicas relacionadas às temáticas de gênero, diversidade e inclusão. Utilizar termos como "igualdade de gênero", "diversidade", "inclusão", "comunidade acadêmica inclusiva", "representatividade", "mulheres na música", "LGBTI+", "povos nativos" e "etnias em situação de vulnerabilidade" pode aprimorar a identificação desses aspectos pelos mecanismos de indexação. Essa prática não apenas contribuirá para uma maior visibilidade do conteúdo, mas também reforçará o compromisso da revista com a promoção de uma abordagem inclusiva e diversificada na produção científica relacionada à música.

Histórico do periódico

 A Revista Música Hodie foi criada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Desde dezembro de 2001, é publicada ininterruptamente, inicialmente em dois números por ano e, a partir de 2019, em edição anual com fluxo contínuo. Seu Conselho Editorial e Conselho Consultivo contam com representação local, nacional e internacional. A revista é indexada em prestigiados catálogos, como SCOPUS, RILM – International Repertory of Music Literature, Arts & Humanity Index, EBSCO e GOOGLE SCHOLAR, além de ser classificada como Qualis (A4) pela CAPES.

A Revista Música Hodie tem como propósito incentivar a produção científica e artística no campo da Música, com ênfase nos temas relacionados ao Programa de Pós-graduação em Música da UFG, que incluem atualmente Práticas Interpretativas e Composição, Práticas Epistêmicas Discursivas e Formativas, e Neurociência da Música. A publicação concentra-se especialmente na produção musical mais recente.

A avaliação e seleção de material para publicação seguem critérios estabelecidos pelo Conselho Editorial, disponíveis no site da revista. As seções ARTIGO (artigos científicos) e OUTRAS PALAVRAS (dedicada à publicação de textos acadêmicos de interesse na área de música, não necessariamente resultantes de pesquisas científicas) passam por avaliação no sistema blind review, conduzida por pareceristas externos.

Cada número da Hodie pode incluir dossiês temáticos divulgadas regularmente nas chamadas da revista. O processo de submissão é contínuo, e trabalhos aprovados após o fechamento de um número são automaticamente encaminhados para o número subsequente.

 

Indicadores Bibliométricos

Google Scholar:

https://scholar.google.com/citations?user=9ROQ9CEAAAAJ&hl=en&citsig=AMD79oqxbu9iIuUk-GEb_pKdHJopHgMfEQ

SCOPUS CiteScore:

https://www.scopus.com/sourceid/19900191874

RESURCHFY:

https://www.resurchify.com/impact/details/19900191874