Entre o Passado e o Futuro

A ópera contemporânea brasileira no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79006

Palavras-chave:

Ópera, base de dados, Ópera no Brasil, Produção

Resumo

Este artigo apresenta as primeiras análises sobre a atividade profissional da ópera no Brasil nas primeiras duas décadas do século XXI. Para que essas análises fossem possíveis foi necessário criar uma base de dados chamada Base Ópera Brasil para catalogar e organizar a produção de ópera no país neste período. Através dos dados coletados é possível ver que a atividade operística no Brasil nas primeiras duas décadas do século XXI é menor que no século XX, embora a escolha de repertório e compositores tenha permanecido, em essência, as mesmas. Neste sentido as temporadas líricas brasileiras são parecidas com temporadas de outros países.  A região Sudeste é responsável por mais de sessenta por cento das óperas produzidas no Brasil, o que indica que o gênero tem muito potencial para crescimento podendo se beneficiar de políticas públicas específicas para o setor.

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Biografia do Autor

Homero Velho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Rio de Janeiro- RJ, homerovelho@gmail.com

Homero Velho é cantor de ópera com graduacão e mestrado pela Indiana University, em Bloomington. COmpletou seu doutorado na UNESP. É um dos cantores líricos em maior atividade no Brasil e professor de canto lírico na Escola de Música da Universidade Federal do RIo de Janeiro.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

VELHO, H. Entre o Passado e o Futuro: A ópera contemporânea brasileira no século XXI. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79006. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79006. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos