Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78617

Palavras-chave:

música eletrovocal, voz mítica, co-criação compositor-intérprete, tecnologia, Maria Martins

Resumo

Resumo: Neste artigo, exploramos o processo colaborativo entre intérprete e compositor na criação da obra eletrovocal "Ariedara Amnenia", apresentada no ciclo de concertos Perspectivas Sonoras 2022 do Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS). A composição, parte integrante do projeto "Evoé Maria!", foi inspirado pela artista plástica brasileira Maria Martins (1894-1973) e suas esculturas que evocam mitos, lendas e a natureza selvagem, em especial as relacionadas à Amazônia e à obra "O Impossível". A co-criação, mediada por processos online devido à distância geográfica entre os criadores, utilizou ferramentas específicas de programas de criação sonora e explorou conceitos como a arqueologia e a dimensão mítica da voz, conforme discutido por Maletta (2014). A elaboração de "Ariedara Amnenia" foi um processo de co-criação interativa sem hierarquia, onde a difusão e interação do material eletrônico foi realizada por meio de suporte fixo de reprodução. A obra integra sonoridades da floresta amazônica e sons diversos processados no ambiente SuperCollider, explorando técnicas como controle da velocidade de reprodução, transposição de frequências, espacialização, e efeitos de eco, entre outros. Este primeiro resultado não apenas dialoga com a obra de Maria Martins mas também amplia as possibilidades expressivas da voz humana e da música eletroacústica, oferecendo uma perspectiva sobre a interação entre voz, eletrônica e os temas míticos na criação musical contemporânea.

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Biografia do Autor

Doriana Mendes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, doriana.mendes@unirio.br

Cantora, Atriz-Bailarina. Doutora e Mestre em Música e Bacharel em Canto é professora de Canto na UNIRIO na graduação desde 2013 e na pós-graduação desde 2018. Atuou como presidente da Comissão Organizadora do VI SIMPOM online 2020, simpósio internacional do programa de pós-graduação em Música da UNIRIO que obteve fomento da CAPES. Faz parte dos grupos de pesquisa Artes do Movimento e Performance Hoje, vinculados ao CNPq. Dedica-se à pesquisa AudioVox que lançará um catálogo online da produção de música eletroacústica mista brasileira dos últimos 30 anos. O projeto Audio Vox conta com dois pesquisadores bolsistas (IC/UNIRIO). Fez sua estreia internacional no Teatro de Darmstadt cantando uma ópera de Jocy de Oliveira. Estreou em 2019 a ópera multimidia “Helena y su ventríloquo” do compositor Daniel Quaranta no Festival MUSLAB (México-DF) e também no XV Festival Visiones Sonoras, em Morelia, México. Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro na 1ª edição da Bienal de Ópera Atual, pela FUNARTE. Solista do Abstrai Ensemble dedicado à música contemporânea e do Codex Sanctissima especializado em música medieval. Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, Bolívia, Argentina, México e em todos os Estados do Brasil, na tournée Sonora Brasil-SESC (2011-2012). Intérprete expressiva tem realizado inúmeras estreias mundiais como solista convidada de festivais nacionais e internacionais, e também de elencos de óperas, musicais, peças de teatro e de dança. Atuou como vocal coach no filme Berenice procura, preparando a voz da modelo internacional trans Valentina Sampaio, produzido pela EH! Filmes (mesma produtora do premiado e indicado ao Oscar “Central do Brasil”) lançado no Festival do Rio em 2018.

Ivan Simurra, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Curitiba, Paraná, Brasil, ieysimurra@gmail.com

Compositor e pesquisador, realiza manipulações eletrônicas em Música Pop (DJ). Doutor pelo Instituto de Artes - IA/UNICAMP com ênfase em Processos Criativos, sob a orientação de Jônatas Manzolli, com o financiamento da FAPESP e CAPES-FAPESP. Mestre em Processos Criativos no Instituto de Artes-IA/UNICAMP, sob orientação de Silvio Ferraz, com o financiamento CAPES-FAPESP e Bacharel em Composição Musical respectivamente. Professor de Tecnologia, Orquestração e Criação Musical, têm direcionado seus trabalhos em ciência, tecnologia, análise musical e composição de música instrumental acústica, mista com eletrônica e puramente eletrônica, com auxílio do computador centrada no timbre e a interação colaborativa mediada pela tecnologia, juntamente com modalidades cruzadas de percepção. A arte computacional generativa tem sido empregada como uma ferramenta para conduzir estudos e experimentos que exploram aspectos como a iconicidade, correlatos e mecanismos subjacentes à criação e análise musical, com ênfase na percepção sonora/visual e na dimensão simbólica da música. Participou de diversos festivais, masterclasses e workshops. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística-IME/USP sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Gomes de Queiroz. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas-CECS em parceria com o Centro de Matemática, Computação e Cognição-CMCC, ambos da UFABC, sob a a supervisão dos Profs. Drs. João Ricardo Sato e Patrícia Vanzella. Obteve prêmios por suas composições durante a Bienal de Música Brasileira Contemporânea-FUNARTE e no III Concurso Internacional de Composição Musical, em Tomsk/Rússia. Ademais, suas obras são executadas no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Israel e Rússia. Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (CELA/UFAC) durante o período de 2019 - 2024, onde atuou no curso de Licenciatura em Música.

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Publicado

2024-11-04

Como Citar

MENDES, D.; SIMURRA, I. Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78617. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê SiMN 2023 Música Nova