Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78617

Keywords:

música eletrovocal, voz mítica, co-criação compositor-intérprete, tecnologia, Maria Martins

Abstract

Abstract: In this article, we explore the collaborative process between performer and composer in the creation of the electrovocal work "Ariedara Amnenia", presented in the Perspectivas Sonoras 2022 concert cycle of the Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS). The composition, an integral part of the "Evoé Maria!" project, was inspired by the Brazilian artist Maria Martins (1894-1973) and her sculptures that evoke myths, legends and wild nature, especially those related to the Amazon and the work "O Impossible". Co-creation, mediated by online processes due to the geographic distance between the creators, used specific tools from sound creation programs and explored concepts such as archeology and the mythical dimension of the voice, as discussed by Maletta (2014). The elaboration of "Ariedara Amnenia" was a process of interactive co-creation without hierarchy, where the dissemination and interaction of electronic material was carried out through fixed reproduction support. The work integrates sounds from the Amazon rainforest and various sounds processed in the SuperCollider environment, exploring techniques such as controlling reproduction speed, frequency transposition, spatialization, and echo effects, among others. This first result not only dialogues with the work of Maria Martins but also expands the expressive possibilities of the human voice and electroacoustic music, offering a perspective on the interaction between voice, electronics and mythical themes in contemporary musical creation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Doriana Mendes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, doriana.mendes@unirio.br

Cantora, Atriz-Bailarina. Doutora e Mestre em Música e Bacharel em Canto é professora de Canto na UNIRIO na graduação desde 2013 e na pós-graduação desde 2018. Atuou como presidente da Comissão Organizadora do VI SIMPOM online 2020, simpósio internacional do programa de pós-graduação em Música da UNIRIO que obteve fomento da CAPES. Faz parte dos grupos de pesquisa Artes do Movimento e Performance Hoje, vinculados ao CNPq. Dedica-se à pesquisa AudioVox que lançará um catálogo online da produção de música eletroacústica mista brasileira dos últimos 30 anos. O projeto Audio Vox conta com dois pesquisadores bolsistas (IC/UNIRIO). Fez sua estreia internacional no Teatro de Darmstadt cantando uma ópera de Jocy de Oliveira. Estreou em 2019 a ópera multimidia “Helena y su ventríloquo” do compositor Daniel Quaranta no Festival MUSLAB (México-DF) e também no XV Festival Visiones Sonoras, em Morelia, México. Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro na 1ª edição da Bienal de Ópera Atual, pela FUNARTE. Solista do Abstrai Ensemble dedicado à música contemporânea e do Codex Sanctissima especializado em música medieval. Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, Bolívia, Argentina, México e em todos os Estados do Brasil, na tournée Sonora Brasil-SESC (2011-2012). Intérprete expressiva tem realizado inúmeras estreias mundiais como solista convidada de festivais nacionais e internacionais, e também de elencos de óperas, musicais, peças de teatro e de dança. Atuou como vocal coach no filme Berenice procura, preparando a voz da modelo internacional trans Valentina Sampaio, produzido pela EH! Filmes (mesma produtora do premiado e indicado ao Oscar “Central do Brasil”) lançado no Festival do Rio em 2018.

Ivan Simurra, Universidade Federal do Paraná (UFPR) Curitiba, Paraná, Brasil, ieysimurra@gmail.com

Compositor e pesquisador, realiza manipulações eletrônicas em Música Pop (DJ). Doutor pelo Instituto de Artes - IA/UNICAMP com ênfase em Processos Criativos, sob a orientação de Jônatas Manzolli, com o financiamento da FAPESP e CAPES-FAPESP. Mestre em Processos Criativos no Instituto de Artes-IA/UNICAMP, sob orientação de Silvio Ferraz, com o financiamento CAPES-FAPESP e Bacharel em Composição Musical respectivamente. Professor de Tecnologia, Orquestração e Criação Musical, têm direcionado seus trabalhos em ciência, tecnologia, análise musical e composição de música instrumental acústica, mista com eletrônica e puramente eletrônica, com auxílio do computador centrada no timbre e a interação colaborativa mediada pela tecnologia, juntamente com modalidades cruzadas de percepção. A arte computacional generativa tem sido empregada como uma ferramenta para conduzir estudos e experimentos que exploram aspectos como a iconicidade, correlatos e mecanismos subjacentes à criação e análise musical, com ênfase na percepção sonora/visual e na dimensão simbólica da música. Participou de diversos festivais, masterclasses e workshops. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutoramento no Departamento de Computação do Instituto de Matemática e Estatística-IME/USP sob a supervisão do Prof. Dr. Marcelo Gomes de Queiroz. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas-CECS em parceria com o Centro de Matemática, Computação e Cognição-CMCC, ambos da UFABC, sob a a supervisão dos Profs. Drs. João Ricardo Sato e Patrícia Vanzella. Obteve prêmios por suas composições durante a Bienal de Música Brasileira Contemporânea-FUNARTE e no III Concurso Internacional de Composição Musical, em Tomsk/Rússia. Ademais, suas obras são executadas no Brasil, Argentina, Chile, Estados Unidos, Israel e Rússia. Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre (CELA/UFAC) durante o período de 2019 - 2024, onde atuou no curso de Licenciatura em Música.

Downloads

Published

2024-11-04

How to Cite

MENDES, D.; SIMURRA, I. Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78617. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78617. Acesso em: 18 nov. 2024.

Issue

Section

Dossier SiMN 2023 New Music