Interatividade na música eletrovocal e voz mítica: a dinâmica de co-criação entre compositor e intérprete em ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.78617Palabras clave:
música eletrovocal, voz mítica, co-criação compositor-intérprete, tecnologia, Maria MartinsResumen
Resumo: Neste artigo, exploramos o processo colaborativo entre intérprete e compositor na criação da obra eletrovocal "Ariedara Amnenia", apresentada no ciclo de concertos Perspectivas Sonoras 2022 do Centro Mexicano para la Música y las Artes Sonoras (CMMAS). A composição, parte integrante do projeto "Evoé Maria!", foi inspirado pela artista plástica brasileira Maria Martins (1894-1973) e suas esculturas que evocam mitos, lendas e a natureza selvagem, em especial as relacionadas à Amazônia e à obra "O Impossível". A co-criação, mediada por processos online devido à distância geográfica entre os criadores, utilizou ferramentas específicas de programas de criação sonora e explorou conceitos como a arqueologia e a dimensão mítica da voz, conforme discutido por Maletta (2014). A elaboração de "Ariedara Amnenia" foi um processo de co-criação interativa sem hierarquia, onde a difusão e interação do material eletrônico foi realizada por meio de suporte fixo de reprodução. A obra integra sonoridades da floresta amazônica e sons diversos processados no ambiente SuperCollider, explorando técnicas como controle da velocidade de reprodução, transposição de frequências, espacialização, e efeitos de eco, entre outros. Este primeiro resultado não apenas dialoga com a obra de Maria Martins mas também amplia as possibilidades expressivas da voz humana e da música eletroacústica, oferecendo uma perspectiva sobre a interação entre voz, eletrônica e os temas míticos na criação musical contemporânea.