De Amélia Brandão Nery a Tia Amélia

a incrível história da compositora e seu piano

Autores

Palavras-chave:

resenha de livro, Tia Amélia, Tia Amélia: o piano e a vida incrível da compositora, choro e piano

Resumo

A resenha discute a biografia “Tia Amélia: o piano e a vida incrível da compositora”, lançada por Jeanne de Castro, sobre a compositora pernambucana Amélia Brandão Nery, que fez sucesso nas décadas de 1950 e 1960. O livro visa reverter o apagamento de Amélia na história da música brasileira, resultado de misoginia e preconceito. Dividida em duas partes, a biografia explora as fases da vida de Amélia: sua infância e carreira inicial em Pernambuco, e seu renascimento artístico no Rio de Janeiro como “Tia Amélia”. A autora utiliza fontes da imprensa e relatos pessoais, mas sua abordagem romanesca e a falta de citação de fontes podem comprometer a credibilidade do trabalho. O livro também aborda a relação de Amélia com a tradição do choro, sua vida pessoal, como seu casamento forçado e desafios como mãe, além de seu papel como uma figura feminina que, apesar de estereótipos, também representa a luta pela emancipação profissional. No geral, a obra é uma contribuição significativa para a valorização da obra de Amélia, embora tenha limitações em termos de rigor acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robervaldo Linhares Rosa, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasi,l rlinhares@ufg.br

Robervaldo Linhares Rosa, pianista e musicólogo, é professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás na área de Musicologia. Publicou “Como é bom poder tocar um instrumento: pianeiros na cena urbana brasileira”, fruto do Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música (2013). Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Tem se apresentado como pianista e palestrante em diversas cidades do Brasil e em países como Chile, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Alemanha. Desenvolve pesquisas que conciliam a prática musicológica com a prática interpretativa. Atualmente está à frente da coordenação do curso de Licenciatura em Música da EMAC/UFG.

Thiago Leme Marconato, Universitat Autònoma de Barcelona,. Barcelona. Espanha, thiagomarconato10@gmail.com

Thiago Leme Marconato, Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá e Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Pianista e professor de piano, com atuação profissional há mais de 10 anos em contextos de música popular brasileira. Desenvolve pesquisas sobre o piano no choro e sobre os pianeiros brasileiros. Atualmente cursa o Doutorado em Musicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, onde desenvolve pesquisa sobre a trajetória profissional da pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão Nery (Tia Amélia).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

LINHARES ROSA, R.; LEME MARCONATO, T. De Amélia Brandão Nery a Tia Amélia: a incrível história da compositora e seu piano. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/80875. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenha