De Amélia Brandão Nery a Tia Amélia

a incrível história da compositora e seu piano

Autores

Palavras-chave:

resenha de livro, Tia Amélia, Tia Amélia: o piano e a vida incrível da compositora, choro e piano

Resumo

A resenha discute a biografia “Tia Amélia: o piano e a vida incrível da compositora”, lançada por Jeanne de Castro, sobre a compositora pernambucana Amélia Brandão Nery, que fez sucesso nas décadas de 1950 e 1960. O livro visa reverter o apagamento de Amélia na história da música brasileira, resultado de misoginia e preconceito. Dividida em duas partes, a biografia explora as fases da vida de Amélia: sua infância e carreira inicial em Pernambuco, e seu renascimento artístico no Rio de Janeiro como “Tia Amélia”. A autora utiliza fontes da imprensa e relatos pessoais, mas sua abordagem romanesca e a falta de citação de fontes podem comprometer a credibilidade do trabalho. O livro também aborda a relação de Amélia com a tradição do choro, sua vida pessoal, como seu casamento forçado e desafios como mãe, além de seu papel como uma figura feminina que, apesar de estereótipos, também representa a luta pela emancipação profissional. No geral, a obra é uma contribuição significativa para a valorização da obra de Amélia, embora tenha limitações em termos de rigor acadêmico.

Downloads

Biografia do Autor

Robervaldo Linhares Rosa, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasi,l rlinhares@ufg.br

Robervaldo Linhares Rosa, pianista e musicólogo, é professor na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás na área de Musicologia. Publicou “Como é bom poder tocar um instrumento: pianeiros na cena urbana brasileira”, fruto do Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música (2013). Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB). Tem se apresentado como pianista e palestrante em diversas cidades do Brasil e em países como Chile, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Alemanha. Desenvolve pesquisas que conciliam a prática musicológica com a prática interpretativa. Atualmente está à frente da coordenação do curso de Licenciatura em Música da EMAC/UFG.

Thiago Leme Marconato, Universitat Autònoma de Barcelona,. Barcelona. Espanha, thiagomarconato10@gmail.com

Thiago Leme Marconato, Mestre em Música pela Universidade Estadual de Maringá e Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Pianista e professor de piano, com atuação profissional há mais de 10 anos em contextos de música popular brasileira. Desenvolve pesquisas sobre o piano no choro e sobre os pianeiros brasileiros. Atualmente cursa o Doutorado em Musicologia pela Universitat Autònoma de Barcelona, onde desenvolve pesquisa sobre a trajetória profissional da pianista e compositora pernambucana Amélia Brandão Nery (Tia Amélia).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

LINHARES ROSA, R.; LEME MARCONATO, T. De Amélia Brandão Nery a Tia Amélia: a incrível história da compositora e seu piano. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/80875. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

Resenha