Instrumentos de Sopro na Reabilitação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Uma Revisão de Escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79049

Palavras-chave:

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, instrumentos de sopro, musicoterapia, intervenções com base na música, reabilitação respiratória

Resumo

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma condição de saúde que pode se tornar incapacitante, pois os sintomas respiratórios impactam na funcionalidade, no âmbito psicossocial e na qualidade de vida. O tratamento recomendado inclui atenção em programas de reabilitação pulmonar, sendo que as intervenções musicais têm sido utilizadas de maneira complementar. As modalidades com canto e escuta musical já foram compiladas em revisões, mas há uma lacuna na revisão de estudos sobre o uso de instrumentos de sopro com este grupo de pessoas. Esta revisão de escopo tem como objetivo explorar o uso de instrumentos de sopro na DPOC. Foi realizada uma busca sistemática com termos relacionados em 12 bases de dados e na literatura cinza. Após a varredura independente, 12 registros foram incluídos: 8 estudos concluídos e 4 protocolos de pesquisa. Os dados obtidos foram organizados para apresentação em uma síntese narrativa, seguindo o acrônimo PICOT (população, intervenção, comparador, resultados e tipo de estudo). Identificamos que todos os instrumentos de sopro utilizados nos estudos eram acústicos, com as intervenções musicais predominantemente envolvendo gaita de boca ou escaleta, e facilitadas por professores de música, musicoterapeutas e outros profissionais de saúde. Alguns estudos evidenciaram benefícios estatisticamente significativos no uso desses instrumentos de sopro, incluindo melhora da função pulmonar, capacidade respiratória, capacidade funcional, dispneia, atividades de vida diária e sintomas de depressão. Destacamos a necessidade de investigações sobre a adesão à essa intervenção, bem como da condução de estudos com protocolos mais detalhados, com amostras maiores e em diferentes regiões geográficas da América Latina, Oceania e África.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil, mt.camilasgagoncalves@gmail.com

Bacharela em Musicoterapia (FAP-2005) e licenciada em Pedagogia (UFPR-2007). Mestra em Artes Terapias Criativas - Musicoterapia na Universidade Concordia (Montreal, Canadá - 2013). Doutoranda em Tecnologia em Saúde - Bioengenharia pelo PPGTS / PUCPR. Membro da Comissão de Prática Clínica da Federação Mundial de Musicoterapia - WFMT. Professora da Pós-Graduação em Musicoterapia e em Musicoterapia Receptiva das Faculdades CENSUPEG; professora convidada do curso de Pós-Graduação em Musicoterapia do Instituto Estadual Carlos Gomes. Membro do núcleo de estudos NEPIM, da UNESPAR. Musicoterapeuta com experiências profissionais em reabilitação neurológica e em desenvolvimento da criança e do adolescente. Interesses de pesquisa: musicoterapia e pessoas com distúrbios da consciência, tecnologia e musicoterapia, musicoterapia e reabilitação neurológica, história da musicoterapia

Paula Karina Hembecker, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil, pkhembecker@gmail.com

Paula possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Evangélica do Paraná (2005), especialização em Ergonomia (2006), mestrado (2010) e doutorado (2018) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEP-UFSC). Com mais de 15 anos de experiência, atua como consultora na área de saúde e segurança ocupacional, destacando-se pela gestão ergonômica em empresas de diversos segmentos. Desde 2012, é professora em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu. Atualmente, é pesquisadora de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR, focada em integrar princípios ergonômicos e de usabilidade nos sistemas de saúde, dispositivos médicos e ambientes de trabalho. Seu objetivo principal é aprimorar a eficiência e segurança dos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que busca promover o bem-estar e satisfação tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes.

Gabriele Serur, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil, gabriele.serur@hotmail.com

Gabriele é mestre em Tecnologia em Saúde pela PUCPR com bolsa CNPq em Tecnologia Assistiva. Graduada em Psicologia pela PUCPR. Desenvolveu pesquisas em diversas áreas de estudo, sendo elas Espiritualidade e Saúde, Neuropsicologia e Psicologia Clínica. Foi membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Engenharia de Reabilitação da PUCPR e monitora da disciplina de Avaliação Psicológica. Atualmente, compartilha sua experiência profissional com sócia em uma startup de tecnologia e atua como professora visitante na disciplina de processos psicológicos básicos na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESPPR).

Audrey Tieko Tsunoda, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil, audrey.tsunoda@pucpr.brá

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Foi residente em Cirurgia Geral na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Curitiba - PUCPR e em Cancerologia Cirúrgica do Instituto Nacional de Câncer. Foi médica e chefe do Serviço de Ginecologia Oncológica do Hospital de Câncer de Barretos / Hospital de Amor Barretos. Tem doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no programa de Oncologia. É professora na Pós Graduação em Tecnologia em Saúde / Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Participou ativamente da implantação de quatro programas de cirurgia robótica. Atua no Hospital Erasto Gaertner (Assistência, Pesquisa e Preceptoria), no HCor (Coordenação do Progama de Cirurgia Robótica e Pesquisa), no Instituto de Oncologia do Paraná (Assistência) e no IRCAD Latin America (Ensino). Tem como foco: Cirurgia Videolaparoscópica e Robótica, Citorredução para Câncer de Ovário, Pesquisa de Linfonodo Sentinela em Câncer Ginecológico, Estadiamento Cirúrgico em Câncer de Colo Uterino, Ensino em Cirurgia e Cirurgia Segura.

Percy Nohama, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil, percy.nohama@pucpr.brá

O Dr. Percy Nohama é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pesquisador com produtividade em pesquisa PQ-1C/CNPq e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) desta Universidade. Atua como revisor de periódicos de renome nacional e internacional, e consultor/assessor de inúmeros órgãos de fomento à pesquisa como Fundação Araucária, CAPES, CNPq, FINEP, entre outros. Foi avaliador institucional e de cursos do INEP/MEC por mais de 10 anos. Seu trabalho difunde-se por mais de 460 publicações técnico científicas. Já orientou 100 dissertações e teses, 6 pós-docs e 65 projetos de iniciação científica, finalizados com sucesso.

Downloads

Publicado

2024-11-23

Como Citar

SIQUEIRA GOUVÊA ACOSTA GONÇALVES, C.; HEMBECKER, P. K.; SERUR, G.; TSUNODA, A. T.; NOHAMA, P. Instrumentos de Sopro na Reabilitação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: Uma Revisão de Escopo. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79049. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79049. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos