Características da criação nacionalizada da música chinesa para acordeão
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.79406Palavras-chave:
expressividade musical, técnica de onomatopeia, polifonia sonora, cores timbres, ideias performáticasResumo
A arte musical se desenvolve juntamente com a arte instrumental e a pedagogia musical. Esta pesquisa teve como objetivo estudar as características da criatividade nacionalizada da música de acordeão chinesa. Em primeiro lugar, os autores identificaram os traços característicos da música de acordeão e a sua influência na preservação das tradições nacionais através do método de síntese. Os indicadores foram os seguintes: onomatopeia, serialidade, forma musical Qu Pai, polifonia e modos pentatônico, hexatônico e heptatônico. Os pesquisadores constataram que o processamento era mais eficaz para a criação de novas composições do que a transcrição, pois estava associado a ritmos mais complicados e maior expressividade. Os alunos determinaram que o problema mais significativo da música de acordeão era o repertório musical insuficiente (29%), uma vez que a maioria das composições foram transformadas em tipos musicais para preservar as tradições nacionais. Uma análise das composições musicais “Flower Garden” de Junhao Mao e “Hometown Singing with Camp” de Qi Wang revelou que “Flower Garden” estava mais saturado com motivos nacionais chineses, que combinavam modo pentatónico e simetria sonora. O significado prático deste artigo baseia-se na possibilidade de utilizar os materiais apresentados para aprimorar as habilidades de tocar acordeão. As vantagens e recomendações identificadas contribuem para a criação de novas composições que terão como objetivo apresentar motivos nacionais. As perspectivas da investigação baseiam-se na possibilidade de comparar as especificidades da escrita da música nacional chinesa e europeia para acordeão.