Entre a tecnologia e o corpo:

dados e desafios durante a pandemia.

Autores

  • Thayná Xavier Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, bonacorsithayna@gmail.com https://orcid.org/0009-0008-1108-252X
  • Paulo Egídio Luckman Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, peluckman2@uem.br
  • Rael Bertarelli Gimenes Toffolo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, rbgtoffolo@uem.br https://orcid.org/0000-0003-3066-8741

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78437

Palavras-chave:

epistemologia da música, Performance Musical, pedagogia do instrumento, Tecnologia Digital

Resumo

Este artigo apresenta uma catalogação e análise das dificuldades enfrentadas por discentes e docentes, membros de instituições públicas dos bacharelados em viola e violino, durante a transição para aulas online voltadas ao aprimoramento e desenvolvimento da performance musical, com ênfase no contexto pandêmico dos anos 2020 e 2021. Esse processo de contextualização das dificuldades explora a divisão de papéis entre docentes e discentes, a literatura acerca do processo de ensino e aprendizagem dentro de uma realidade presencial e as reflexões e percepções dos grupos consultados sobre esse ainda recente momento. A metodologia adotada baseia-se em um questionário online e nas análises quali-quantitativas derivadas de suas respostas, apresentadas por meio de gráficos distintos para cada grupo observado. A partir dos dados obtidos, serão apresentadas e discutidas técnicas estatísticas, utilizadas para investigar a hipótese: as dificuldades observadas entre tecnologia e corpo podem estar inter-relacionadas? Por fim, ao comprovarmos estatisticamente a correlação entre ideais de que o processo de ensino do corpo dentro da performance musical se torna limitado dentro das tecnologias digitais, pretendemos ampliar o debate na interface entre tecnologia digital e performance instrumental após os testes realizados como forma de manutenção das atividades durante a pandemia.

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Biografia do Autor

Thayná Xavier, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, bonacorsithayna@gmail.com

Thayná Bonacorsi Xavier é violista, pesquisadora e arte-educadora. Mestre em música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em educação musical e também bacharel em Viola pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente integra o Programa de Pós Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) na linha de Sonologia: Criação e Produção Sonora, onde realiza pesquisas sobre a pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina.

Paulo Egídio Luckman, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, peluckman2@uem.br

Professor Adjunto TIDE nível B da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), é atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (PMU/UEM). É violinista, tendo sido aluno de Paulo Bosísio, Luis Soler e Marco Damm; Doutor (2017) e Mestre (2012) em Música pelo IA-UNICAMP/SP, e Bacharel (2008) em Instrumento - Violino pela EMBAP-UNESPAR/PR. Foi membro da Orquestra de Câmara de Blumenau (1991-1994) e da Orquestra Sinfônica do Paraná (1998-2011). Como professor, antes de ingressar na UEM, atuou de modo regular em diversas cidades de SC (Florianópolis, Brusque, Fraiburgo) e PR (Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Umuarama, Paranavaí, Arapongas, Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Medianeira, Guaraniaçu). É responsável pelas classes de violino e viola do curso de Graduação em Música da UEM; Coordenador do Projeto de Pesquisa "Temas do Ensino, do Estudo e da Performance no Violino e na Viola"; e membro: 1) do Grupo de Pesquisa "Os Problemas da Interpretação" - cadastrado no CNPq; e 2) do Projeto de Extensão "Orquestra de Câmara do DMC". Exerceu por dois mandatos consecutivos (2016-2020) a Chefia do Departamento de Música (DMU) da UEM que, durante esse período, passou a se chamar Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, rbgtoffolo@uem.br

Doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de composição musical realizada sob orientação de Flo Menezes. Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de Epistemologia e Práxis do Processo Criativo em Música realizada sob orientação de Edson Zampronha. Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como pesquisador nas áreas de cognição musical, rede neurais artificiais aplicadas à percepção auditiva, Psicologia Ecológica e historiografia Musical. Como compositor dedica-se à música instrumental, mista e eletroacúsitica com obras premiadas no Ogólnopolski Osrodek Sztuki dla Dzieci i Mlodziezy - Polônia, no Concurso nacional Ritmo e Som e no 1st. International Electroacoustic Composition e no Prêmio Funarte de Composição Clássica 2010. É professor de Composição e Matérias teóricas do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2024-09-18

Como Citar

XAVIER, T.; LUCKMAN, P. E.; TOFFOLO, R. B. G. Entre a tecnologia e o corpo:: dados e desafios durante a pandemia. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78437. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78437. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos