Entre a tecnologia e o corpo:
dados e desafios durante a pandemia.
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.78437Palavras-chave:
epistemologia da música, Performance Musical, pedagogia do instrumento, Tecnologia DigitalResumo
Este artigo apresenta uma catalogação e análise das dificuldades enfrentadas por discentes e docentes, membros de instituições públicas dos bacharelados em viola e violino, durante a transição para aulas online voltadas ao aprimoramento e desenvolvimento da performance musical, com ênfase no contexto pandêmico dos anos 2020 e 2021. Esse processo de contextualização das dificuldades explora a divisão de papéis entre docentes e discentes, a literatura acerca do processo de ensino e aprendizagem dentro de uma realidade presencial e as reflexões e percepções dos grupos consultados sobre esse ainda recente momento. A metodologia adotada baseia-se em um questionário online e nas análises quali-quantitativas derivadas de suas respostas, apresentadas por meio de gráficos distintos para cada grupo observado. A partir dos dados obtidos, serão apresentadas e discutidas técnicas estatísticas, utilizadas para investigar a hipótese: as dificuldades observadas entre tecnologia e corpo podem estar inter-relacionadas? Por fim, ao comprovarmos estatisticamente a correlação entre ideais de que o processo de ensino do corpo dentro da performance musical se torna limitado dentro das tecnologias digitais, pretendemos ampliar o debate na interface entre tecnologia digital e performance instrumental após os testes realizados como forma de manutenção das atividades durante a pandemia.