Between Technology and the Body:

Data and Challenges During the Pandemic.

Authors

  • Thayná Xavier Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, bonacorsithayna@gmail.com https://orcid.org/0009-0008-1108-252X
  • Paulo Egídio Luckman Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, peluckman2@uem.br
  • Rael Bertarelli Gimenes Toffolo Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, rbgtoffolo@uem.br https://orcid.org/0000-0003-3066-8741

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78437

Keywords:

epistemology of music, Instrumental performance, pedagogical practice, digital technologies

Abstract

This article outlines a catalogue and analysis of the challenges encountered by students and educators, particularly those affiliated with public institutions offering bachelor's degrees in viola and violin, amidst the shift to online classes with the objective of enhancing and advancing musical performance. The focus is placed on the pandemic context of the 2020s and 2021. The exploration of these challenges involves examining the division of responsibilities between teachers and students, reviewing literature related to the teaching and learning process in a traditional face-to-face setting, and gathering insights and perspectives from the consulted groups regarding this relatively recent period. The chosen methodology relies on an online questionnaire, with subsequent qualitative-quantitative analyses derived from the responses. These findings are presented through various graphs corresponding to each observed group. Building upon the data acquired, statistical techniques are employed to explore and discuss the hypothesis: is there a potential interconnection between the challenges posed by technology and the physical aspects of the body? Ultimately, by statistically establishing the correlation between the identified difficulties and the limitations posed by digital technologies in teaching the body within musical performance, the intention is to broaden the discourse on the interface between digital technology and instrumental performance, particularly in light of the experiments conducted as a means of sustaining activities during the pandemic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thayná Xavier, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, bonacorsithayna@gmail.com

Thayná Bonacorsi Xavier é violista, pesquisadora e arte-educadora. Mestre em música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em educação musical e também bacharel em Viola pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente integra o Programa de Pós Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) na linha de Sonologia: Criação e Produção Sonora, onde realiza pesquisas sobre a pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina.

Paulo Egídio Luckman, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, peluckman2@uem.br

Professor Adjunto TIDE nível B da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), é atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música (PMU/UEM). É violinista, tendo sido aluno de Paulo Bosísio, Luis Soler e Marco Damm; Doutor (2017) e Mestre (2012) em Música pelo IA-UNICAMP/SP, e Bacharel (2008) em Instrumento - Violino pela EMBAP-UNESPAR/PR. Foi membro da Orquestra de Câmara de Blumenau (1991-1994) e da Orquestra Sinfônica do Paraná (1998-2011). Como professor, antes de ingressar na UEM, atuou de modo regular em diversas cidades de SC (Florianópolis, Brusque, Fraiburgo) e PR (Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Toledo, Umuarama, Paranavaí, Arapongas, Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Medianeira, Guaraniaçu). É responsável pelas classes de violino e viola do curso de Graduação em Música da UEM; Coordenador do Projeto de Pesquisa "Temas do Ensino, do Estudo e da Performance no Violino e na Viola"; e membro: 1) do Grupo de Pesquisa "Os Problemas da Interpretação" - cadastrado no CNPq; e 2) do Projeto de Extensão "Orquestra de Câmara do DMC". Exerceu por dois mandatos consecutivos (2016-2020) a Chefia do Departamento de Música (DMU) da UEM que, durante esse período, passou a se chamar Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC).

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, rbgtoffolo@uem.br

Doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de composição musical realizada sob orientação de Flo Menezes. Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com pesquisa na área de Epistemologia e Práxis do Processo Criativo em Música realizada sob orientação de Edson Zampronha. Bacharel em Música com Habilitação em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atua como pesquisador nas áreas de cognição musical, rede neurais artificiais aplicadas à percepção auditiva, Psicologia Ecológica e historiografia Musical. Como compositor dedica-se à música instrumental, mista e eletroacúsitica com obras premiadas no Ogólnopolski Osrodek Sztuki dla Dzieci i Mlodziezy - Polônia, no Concurso nacional Ritmo e Som e no 1st. International Electroacoustic Composition e no Prêmio Funarte de Composição Clássica 2010. É professor de Composição e Matérias teóricas do Curso de Graduação em Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e regente da Orquestra da Universidade Estadual de Maringá.

Published

2024-09-18

How to Cite

XAVIER, T.; LUCKMAN, P. E.; TOFFOLO, R. B. G. Between Technology and the Body: : Data and Challenges During the Pandemic. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78437. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78437. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos