Solfejos, imagens, invenções

Os diversos caminhos do imaginário sonoro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78572

Palavras-chave:

solfejo, composição, imaginário sonoro, instrumento imaginário, objeto técnico, Gilbert Simondon

Resumo

O presente trabalho busca refletir acerca de processos e mecanismos que podem operar na criação musical, abarcando desde a concepção de uma ideia subjetiva até sua concretude. Para isso, buscamos um diálogo entre a noção de “solfejo”, em sua acepção no contexto composicional, e os diferentes momentos do “ciclo das imagens” de Gilbert Simondon (2016): (1) imagem-antecipação, (2) experiência vivida, (3) imagem-memória e, (4) invenção. Ao mesmo tempo, trazendo essas reflexões para a dimensão técnica da composição, propomos um diálogo entre “instrumento imaginário” (LACHENMANN, 1996; PADOVANI, 2017) e “objeto técnico” (SIMONDON, 2020), abordando diferentes ferramentas tecnológicas e suportes de criação, e ilustrando algumas dessas ideias por meio de nossos processos composicionais.

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Biografia do Autor

Pedro Yugo Sano Mani, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil, yugo.sanomani@gmail.com

Doutorando em Música - Teoria e Criação pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Sonologia - Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo, onde também se graduou em Música (Habilitação em Composição). Realizou pesquisa BEPE (Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior) da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) na Université Paris 8 (França) em 2020. Desenvolveu pesquisas sobre a ideia de "solfejo" na composição, investigando construções perceptivas, imagéticas e estéticas ligadas a esta noção. Fez violão clássico na EMESP - Tom Jobim durante 2010 e 2011 com o violonista Paulo Martelli e continuou seus estudos de violão com Edelton Gloeden de 2012 a 2017. Atua como compositor para diversos meios, como música de concerto, música de cena (teatro), e trilhas para produções audiovisuais.

Vinícius Cesar de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil, oviniciuscesar@gmail.com

Vinícius Cesar de Oliveira é Bacharel (2018) em música (composição), e Mestre (2022) em música (Processos Criativos) pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como compositor tem se dedicado à escrita instrumental/vocal associada à live-electronics. Suas obras foram premiadas e tocas por intérpretes e grupos do Brasil e do exterior, como Orquestra Sinfônica da Unicamp, o flautista Rodrigo Frade, pianista canadense Roger Admiral, entre outros. Participou de masterclass com Philippe Manoury, Flo Menezes, Unsuk Chin, e Gregory Mertl. Atua nas áreas de composição, análise, composição assistida por computador e computação musical. Atualmente é aluno de Doutorado do programa de pós-graduação em música da Unicamp, onde pesquisa estratégias composicionais no emprego de técnicas de Music Information Retrieval, Machine Listening e Computational Auditory Scene Analysis no contexto da live-electronics, sob a orientação do Prof. Dr. José Henrique Padovani.

Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, silvioferrazmello@gmail.com

Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013). Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista. Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d?Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile), Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (Belgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile). Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007). Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI. Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.)

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

SANO MANI, P. Y.; CESAR DE OLIVEIRA, V.; FERRAZ, S. Solfejos, imagens, invenções: Os diversos caminhos do imaginário sonoro. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78572. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78572. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê SiMN 2023 Música Nova