Solfejos, imagens, invenções
Os diversos caminhos do imaginário sonoro
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.78572Palavras-chave:
solfejo, composição, imaginário sonoro, instrumento imaginário, objeto técnico, Gilbert SimondonResumo
O presente trabalho busca refletir acerca de processos e mecanismos que podem operar na criação musical, abarcando desde a concepção de uma ideia subjetiva até sua concretude. Para isso, buscamos um diálogo entre a noção de “solfejo”, em sua acepção no contexto composicional, e os diferentes momentos do “ciclo das imagens” de Gilbert Simondon (2016): (1) imagem-antecipação, (2) experiência vivida, (3) imagem-memória e, (4) invenção. Ao mesmo tempo, trazendo essas reflexões para a dimensão técnica da composição, propomos um diálogo entre “instrumento imaginário” (LACHENMANN, 1996; PADOVANI, 2017) e “objeto técnico” (SIMONDON, 2020), abordando diferentes ferramentas tecnológicas e suportes de criação, e ilustrando algumas dessas ideias por meio de nossos processos composicionais.