O projeto Comunidades de Aprendizagem como uma estratégia para promover a educação musical crítica nas escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.80030

Palavras-chave:

Treinamento de cidadãos, Educação musical crítica, Aprendizagem dialógica, Comunidades de aprendizagem, Educação musical para a comunidade

Resumo

O projeto Comunidades de Aprendizagem busca a transformação social do contexto por meio da educação. As pesquisas têm demonstrado seu sucesso, melhorando a produção educacional e a convivência escolar. No entanto, quase não há pesquisas científicas que comprovem o desenvolvimento da disciplina de Música de acordo com o foco desse projeto. Este artigo apresenta dois estudos de caso, um na Educação Básica e outro na Educação Secundária Obrigatória, que mostram que tipo de dinâmica de aprendizagem é realizada na sala de aula de música. O desenvolvimento dessa disciplina por meio de Comunidades de Aprendizagem apresenta um modelo de acordo com uma abordagem de educação musical crítica, na qual o conteúdo curricular de música é combinado com habilidades para a promoção da esfera cidadã, a fim de formar cidadãos críticos comprometidos com o contexto. Nessa tarefa, é essencial que o professor de música desempenhe o papel de um educador crítico que orienta o aprendizado para uma maior conexão com a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Fernández-Jiménez, University of Granada, Granada, Spain antoniferjim@ugr.es

Antonio Fernández Jiménez é Professor Assistente Doutor (credenciado a Professor Associado Doutor) no Departamento de Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal da Universidade de Granada. Possui doutorado em Ciências da Educação, com a qualificação de Excellent Cum Laude. Professor de Educação Musical e Licenciado em Pedagogia. Concluiu dois mestrados universitários, o primeiro em TICs na Educação e o segundo em formação de professores do Ensino Médio. Ele também concluiu o curso profissionalizante em música, com especialização em clarinete. Participou de projetos de pesquisa nacionais sobre o impacto da educação musical escolar na Espanha e a formação de professores de música na Sociedade e Economia do Conhecimento. Atualmente, é membro da equipe de pesquisa do projeto nacional sobre transversalidade, criatividade e inclusão em projetos de música escolar. Sua linha de pesquisa se concentra na educação musical crítica, na formação de professores de música e na inclusão da diversidade sexual e de gênero no campo da educação musical, bem como na criatividade musical por meio da tecnologia educacional para a educação musical crítica.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

FERNÁNDEZ-JIMÉNEZ, A. O projeto Comunidades de Aprendizagem como uma estratégia para promover a educação musical crítica nas escolas . Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.80030. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/80030. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos