O projeto Comunidades de Aprendizagem como uma estratégia para promover a educação musical crítica nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.80030Palavras-chave:
Treinamento de cidadãos, Educação musical crítica, Aprendizagem dialógica, Comunidades de aprendizagem, Educação musical para a comunidadeResumo
O projeto Comunidades de Aprendizagem busca a transformação social do contexto por meio da educação. As pesquisas têm demonstrado seu sucesso, melhorando a produção educacional e a convivência escolar. No entanto, quase não há pesquisas científicas que comprovem o desenvolvimento da disciplina de Música de acordo com o foco desse projeto. Este artigo apresenta dois estudos de caso, um na Educação Básica e outro na Educação Secundária Obrigatória, que mostram que tipo de dinâmica de aprendizagem é realizada na sala de aula de música. O desenvolvimento dessa disciplina por meio de Comunidades de Aprendizagem apresenta um modelo de acordo com uma abordagem de educação musical crítica, na qual o conteúdo curricular de música é combinado com habilidades para a promoção da esfera cidadã, a fim de formar cidadãos críticos comprometidos com o contexto. Nessa tarefa, é essencial que o professor de música desempenhe o papel de um educador crítico que orienta o aprendizado para uma maior conexão com a comunidade.