Tecnomorfismo enquanto processo composicional em duas peças de Patricia Alessandrini

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78608

Palavras-chave:

análise musical, composição, tecnomorfismo, música acusmática, música eletroacústica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as possíveis diferenças ou semelhanças tidas nos processos criativos acusmáticos e instrumentais a partir da análise comparada das peças Nani e Menus morceaux par un autre moi reunis, da compositora Patricia Alessandrini. Considerando o conceito de tecnomorfismo como um modelo composicional possível, busca-se entender a influência da utilização tecnológica na composição e as construções particulares do discurso musical e suas diferenciações nos contextos acusmático e instrumental. A metodologia adotada neste artigo consiste na revisão de literatura acerca do tema, os autores selecionados enquanto referenciais teóricos adotados incluem a teoria de Pierre Schaeffer e sua tipo-morfologia, a musicologia cognitiva de François Delalande e seu estudo acerca das condutas musicais, e o cânone retórico proposto por Quintiliano para que se possa sistematizar as diferentes fases da criação musical baseados na atualização da retórica clássica aplicada à música contemporânea feita por William Teixeira. Ademais, são consideradas partituras, entrevistas e gravações de Patricia Alessandrini para que se possa compreender os processos criativos adotados neste caso específico. Por fim, considera-se que os procedimentos de criação em estúdio tornaram-se comum a processos criativos diversos e que, no caso de Alessandrini, demonstram uma relação íntima entre a escrita acusmática e a instrumental, em que as duas linguagens se influenciam mutuamente.

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Biografia do Autor

Ingrid Mayumi Yamazato de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil, ingridyamazato@hotmail.com

Ingrid Yamazato é compositora licenciada em Música pela UFMS e mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da mesma universidade, sob orientação do Dr. William Teixeira. Possui formação complementar pela Escola de Música do Estado de São Paulo com André Damião no Laboratório de Criação Musical e estuda composição com Tatiana Catanzaro (UnB/Stanford). Cursa segunda graduação em Engenharia de Software pela UNINTER e possui experiência com gravação, edição e pós produção de material audiovisual e composição eletroacústica.

William Teixeira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, MS, Brasil, william.teixeira@ufms.br

William Teixeira é Professor Adjunto no Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (desde 2016). Junto à Universidade de Harvard, atuou como pesquisador visitante (Fulbright Junior Faculty 2022/2023) e atualmente coordena o projeto Pantanal Sounds em parceria com o professor e compositor Hans Tutschku (financiado pelo David Rockefeller Center for Latin American Studies) e integra a equipe do CoMusE - Communal Music-Making (financiado pelo Talley Fund). Também atuou como Pesquisador Visitante (ERC-CONFAP-FUNDECT 2023) do IRCAM. É Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP (2012), concluindo seus estudos de Pós-Graduação sob orientação do compositor Silvio Ferraz, como bolsista FAPESP, obtendo os títulos de Mestre em música pela UNICAMP (2014) e Doutor em música pela USP (2017), com estágios de pesquisa na Paul Sacher Stiftung (Suíça) e na Akademie der Künste, Berlim (Alemanha). Realizou Pós-Doutorado em Filosofia na PUC-RS com pesquisa sobre filosofia analítica da arte. Iniciou seus estudos de violoncelo em Rio Claro/SP com o professor Francisco Paes, prosseguindo-os com Eduardo Bello e Rodrigo Andrade, até se tornar discípulo de André Micheletti. Continuou sua formação por meio de masterclasses com os professores Hans Jensen, Gaetano Nasillo e Xavier Gagnepain, tendo sido selecionado pelo Instituto Goethe para seu programa de mentoria em música contemporânea com o Ensemble Modern (Alemanha), onde teve aulas com Michael Maria Kasper. Dedica-se ao diálogo entre a Música Antiga e a Contemporânea, tendo estreado dezenas de obras de compositores brasileiros de várias gerações, atuando como solista frente a grupos como a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, USP-Filarmônica, entre outras orquestras e grupos de câmara. É Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Performance Musical em sua relação com os seguintes tópicos: análise da música contemporânea (da canção popular à música experimental com suporte tecnológico); interfaces com a filosofia, a teologia e a retórica; repertório e técnica do violoncelo.

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Publicado

2024-11-06

Como Citar

YAMAZATO DE SOUZA, I. M.; TEIXEIRA DA SILVA, W. Tecnomorfismo enquanto processo composicional em duas peças de Patricia Alessandrini. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78608. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78608. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê SiMN 2023 Música Nova