Música sintrópica

definição, premissas e aplicação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79407

Palavras-chave:

música sintrópica, Ecologia Sonora, Ecologia Profunda, composição com paisagens sonoras, Educação Musical, educação sonora

Resumo

Desde o surgimento do campo da Ecologia Sonora, no fim da década de 1960, e no decorrer do trabalho composicional de Raymond Murray Schafer, o uso das paisagens sonoras como matéria-prima para a criação de música têm recebido atenção entre alguns compositores. Com o crescente foco dado às preocupações ecológicas na atualidade, amplia-se a necessidade de o campo da Música incorporar essas questões em seu fazer e, por isso, trata-se, neste texto, da música sintrópica, proposição voltada para a criação musical e orientada pelos conceitos da Ecologia Sonora, de Schafer, e da Ecologia Profunda, de Arne Naess. Para isso, discutem-se, à luz desses campos, os postulados e elementos fundamentais constitutivos dessa proposta artística. Além disso, ainda se apresentam alguns resultados relacionados com a sua aplicação prática no campo da Educação Musical, que dão indícios de sua aplicabilidade para a formação de professores na respectiva área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Leal, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Bernardo, Maranhão, Brasil, serleal2017@gmail.com

Compositor de repertório erudito, com obras apresentadas no Brasil e na Europa. Pesquisador com foco na Ecologia Sonora e na interdisciplinaridade da música com outros campos do saber. Formação: graduação em música, com habilitação em composição e regência, pelo Instituto de Artes da UNESP (2006); graduação em saúde pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2016); especialização em ciências sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2010) e doutorado em música, pelo Instituto de Artes da UNESP (2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Musical da UNESP – G-PEM - UNESP - e do Grupo de Pesquisa Todos os sons - UFMA. Professor substituto no Curso de Linguagens e Códigos-Música, do campus São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

LEAL, S. Música sintrópica: definição, premissas e aplicação pedagógica. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79407. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79407. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos