Música sintrópica
definição, premissas e aplicação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.79407Palavras-chave:
música sintrópica, Ecologia Sonora, Ecologia Profunda, composição com paisagens sonoras, Educação Musical, educação sonoraResumo
Desde o surgimento do campo da Ecologia Sonora, no fim da década de 1960, e no decorrer do trabalho composicional de Raymond Murray Schafer, o uso das paisagens sonoras como matéria-prima para a criação de música têm recebido atenção entre alguns compositores. Com o crescente foco dado às preocupações ecológicas na atualidade, amplia-se a necessidade de o campo da Música incorporar essas questões em seu fazer e, por isso, trata-se, neste texto, da música sintrópica, proposição voltada para a criação musical e orientada pelos conceitos da Ecologia Sonora, de Schafer, e da Ecologia Profunda, de Arne Naess. Para isso, discutem-se, à luz desses campos, os postulados e elementos fundamentais constitutivos dessa proposta artística. Além disso, ainda se apresentam alguns resultados relacionados com a sua aplicação prática no campo da Educação Musical, que dão indícios de sua aplicabilidade para a formação de professores na respectiva área.