Uma Reflexão Crítica sobre o Impacto dos Instrumentos de Corda na Performance de Piano:

Perspectivas do Pianista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78343

Palavras-chave:

de cordas para piano; práticas informadas historicamente; exploração interdisciplinar; o espaço criativo do intérprete.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise crítica do ponto de vista de um intérprete de teclado, focando na interpretação da partitura através de uma lente informada por evidências históricas e pelos insights de instrumentistas de cordas. O autor utiliza o Impromptu No. 1 Op. 90 de Franz Schubert como uma plataforma exploratória, examinando diversos aspectos para inspirar pianistas a se estenderem além dos limites convencionais de seu instrumento. Ao transcrever obras solo para piano em diferentes modelos instrumentais, isso encoraja pianistas a explorar domínios desconhecidos, baseando-se nos insights históricos de instrumentistas de cordas e descobertas inesperadas nos ensaios de conjuntos de cordas para enriquecer e reavivar a criatividade na interpretação solo de piano. A semente para estimular tal empreendimento artístico está enraizada nas ideias inovadoras de Alfred Brendel, cujo trabalho influente tem alimentado significativamente a criatividade do autor e adicionado profundidade a esse empreendimento interdisciplinar. Ao longo do texto, essa exploração ilumina a intricada interação dinâmica entre a autoridade do compositor, a liberdade criativa do intérprete e a influência duradoura da tradição, onde tal interação pode fornecer um terreno fértil para interpretações de mente aberta, especialmente na “abertura de novos ouvidos” sobre como músicos contemporâneos abordam partituras do repertório canônico na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Caravaca Gonzalez, Nanjing University of Aeronautics and Astronautics, Nanjing, China, oscarcaravacagonzalez@gmail.com

Oscar Caravaca, currently based in Nanjing, China, serves as an associate professor at the Arts College of Nanjing University of Aeronautics and Astronautics. He holds a Ph.D. in Music Performance from the Royal Academy of Music in London, United Kingdom, as well as an Advanced Diploma in Piano Performance from the same institution. Additionally, he holds a Master of Music and a Bachelor of Music, both obtained from the Koninklijk Conservatorium Den Haag in the Netherlands. He furthered his education with a Bachelor of Music from the Conservatorio Superior de Música de las Islas Baleares.

   

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

OSCAR CARAVACA GONZALEZ. Uma Reflexão Crítica sobre o Impacto dos Instrumentos de Corda na Performance de Piano: : Perspectivas do Pianista . Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78343. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78343. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos