A utopia de Björk

um ensaio sobre o referencial simbólico do álbum musical Utopia (2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79336

Palavras-chave:

Björk, utopia, Pensamento mítico, transcendência e imanência

Resumo

O estudo propõe uma análise aprofundada das letras das músicas, da sonoridade e da capa do álbum Utopia de Björk, lançado em novembro de 2017. A argumentação busca compreender como a artista islandesa utiliza esses elementos artísticos no intuito de transmitir uma mensagem sobre a busca pela utopia, isto é, o estado idealizado do mundo em harmonia completa.  Para tanto, o artigo apoia-se na reflexão teórica proposta pelo compilado de autores Edgar Morin, Ernest Cassirer, Joseph Campbell, Junito Brandão, Mircea Eliade e Vilém Flusser sobre a relação inextricável entre o homem primordial e a natureza, expandindo-se para a compreensão da estrutura (simbólica) do pensamento mítico. Em seguida, avança-se na argumentação ao considerar o papel da música na contemporaneidade. Assim, o estudo destaca a posição de Björk na tradição de incorporar temas naturais em sua produção musical, e propõe uma análise cuidadosa para desvendar o modo pelo qual esses elementos artísticos contribuem para a expressão da mensagem utópica ecológica. Seu álbum Utopia (2017) é explorado como reflexo dessas ideias, apresentando uma visão de mundo idealizado — portanto, utópico — no qual a convivência entre humanos, natureza e tecnologia é possível. Por fim, o estudo analisa as composições musicais, os arranjos e a capa do álbum no intuito de desvendar os significados e interpretações subjacentes à obra. Destaca-se a potência da música de provocar reflexões sobre valores e ideais, bem como encorajar o estímulo da imaginação criativa em meio às demandas da vida cotidiana.

 

Palavras-chave: Björk; utopia; pensamento mítico; transcendência e imanência.

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Biografia do Autor

Priscila Gonçalves Magossi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo-SP, Brasil, pgmagossi@gmail.com

PRISCILA GONÇALVES MAGOSSI é doutora em Comunicação e Semiótica (PEPGCOS/PUC-SP com bolsa de apoio CNPq, 2010-2014). Pós-doutorado em Comunicação e Cultura Midiática (PPGCOM/UNIP, 2022-2023). Diretora editorial da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Membra dos grupos de pesquisa Mídia e Estudos do Imaginário (UNIP) e do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB/PUC-SP). Colunista do Portal Juristas. Autora da obra individual "Ritualidades e vida cotidiana na cultura digital " (Novas Edições Acadêmicas, 2020, 124p) e do  capítulo "Comunicação e velocidade: as ritualidades do ciberespaço e a aceleração da vida cotidiana", parte da obra "A explosão do cibermundo: velocidade, comunicação e (trans)política na civilização tecnológica atual" (Annablume, FAPESP, 2017, 328p), resultante de dois anos de pesquisa coletiva supervisionada pelo Prof. Dr. Eugênio Trivinho no CENCIB/PUC-SP, com apoio CNPq/FAPESP. Os estudos da pesquisadora situam posicionamento na confluência entre as teorias da comunicação, da cultura virtual e do imaginário, no que concerne às macrorrelações e às hibridações tipificadas entre superfície e submundo da cibercultura; modus operandi e modus vivendi do processo civilizatório em curso.

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, jaimesonmachadogarcia@gmail.com

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II. Durante o segundo semestre de 2023 realizou o doutorado-sanduíche no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica (COS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com co-orientação da Prof. Dra. Lucia Santaella.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

GONÇALVES MAGOSSI, P.; MACHADO GARCIA, J. A utopia de Björk: um ensaio sobre o referencial simbólico do álbum musical Utopia (2017) . Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79336. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79336. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos