A aplicação do Somax2 na eletrônica em tempo real de Chronos IIIc, de Roberto Victório
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.78611Palavras-chave:
Inteligência artificial, Música Eletroacústica, Performance musical, Eletrônica mistaResumo
Este artigo detalha o desenvolvimento de um patch computacional destinado ao processamento em tempo real da peça Chronos IIIc, originalmente composta pelo brasileiro Roberto Victório para violoncelo solo. Nesta versão, a obra incorpora uma camada adicional de elementos eletrônicos. Inicialmente, oferecemos um relato histórico, seguido de uma análise estrutural do projeto composicional de Victório. Em seguida, exploramos o funcionamento do Somax2, um sistema computacional dedicado à improvisação em tempo real, fundamentado interações multiagentes e um modelo de Inteligência Artificial baseado em escuta de máquina e aprendizado estatístico. Com base nesse entendimento, apresentamos o processo de realização eletrônica da peça, investigando como as parametrizações dos módulos disponíveis podem reproduzir as interações concebidas pelo compositor entre o violoncelo e a orquestra em uma das versões da obra. Finalmente, compartilhamos resultados obtidos durante a execução do design, destacando aspectos relevantes da performance.