Otimização do ambiente de aprendizagem em bandas de música:

um estudo sobre processos cognitivos e sociocognitivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79109

Palavras-chave:

Bandas de Música, Neuropsicologia, Teoria Social Cognitiva

Resumo

O presente artigo visa discutir como a compreensão dos processos cognitivos e sociocognitivos podem contribuir para otimizar o ambiente de aprendizado no contexto das bandas de música. Nesta proposta, é apresentada uma breve descrição do cenário das bandas de música no Brasil; os conceitos básicos da neuropsicologia e seus mecanismos de atenção, memória e funções executivas; e os aspectos norteadores da Teoria Social Cognitiva, segundo Albert Bandura. O estudo desse tema possui um caráter inédito no cenário das pesquisas que foram publicadas nos últimos anos sobre bandas de música no Brasil (Kandler; Figueiredo, 2010; Silva, et al., 2023). A metodologia consistiu na pesquisa teórico-bibliográfica. Como resultado, elaborou-se uma sessão de discussão que abordou os pontos centrais desta pesquisa. Por fim, constatou-se que a Neuropsicologia e a Teoria Social Cognitiva podem favorecer o ambiente de aprendizado das bandas musicais, proporcionando uma melhor compreensão dos processos envolvidos na aquisição e retenção de novos conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Costa, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, jeffersoncosta.musica@gmail.com

Jefferson Costa é Graduado em Administração pela Faculdade Estácio de Sá e Bacharel em Música com Habilitação em Instrumentos de Percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Possui especialização em Educação Musical, assim como em Neuroeducação e Processos de Ensino-Aprendizagem. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo - GPEMUS. Atua na coordenação da Liga de Bandas e Fanfarras do Espírito Santo onde participou da comissão de organização do Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras de Jaguaré/ES (2019), na assessoria em bandas marciais ao Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins/ES (2021), na comissão de organização do Festival de Bandas e Fanfarras de Jaguaré/ES (2018, 2021, 2022, 2023 e 2024) e no Campeonato de Bandas e Fanfarras da Serra/ES (2023 e 2024). Além disso, teve trabalhos aprovados no III Congresso Brasileiro de Percussão, organizado pela UFMG e pela UFU, com o trabalho "Bandas de Percussão Sinfônica", em 2022; e como coautor na revista de Música Hodie, Goiânia, em 2023, com o artigo “O estado da arte das pesquisas sobre bandas de música no Brasil: uma revisão sistemática integrativa das produções acadêmicas, entre 2009 e 2020 ”.

Gleidson Jordan dos Santos, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, gleidson.santos@fames.es.gov.br

Professor Adjunto da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) ocupando a cadeira Didático-pedagógico-artístico no Departamento de Música, Educação e Humanas. Possui Mestrado em Psicologia (2017) na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais e Socioeducativos e Doutorado também em Psicologia (2023) na Linha Instituições, Saúde e Sociedade pelo Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei (PPGPSI-UFSJ). Licenciado em Música com Habilitação em Educação Musical (2014) e Bacharel em Psicologia (2021) na UFSJ, além de Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pela UNIFEG. Tem experiência no trabalho com grupos musicais que atuam enquanto rede de apoio social e afetivo, principalmente envolvendo adolescentes. Seus estudos mais recentes envolvem a Psicologia Ambiental e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano em suas interfaces com a adolescência, bem como o os processos de aquisição do conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem. Membro do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência da FAMES e do Laboratório de Pesquisa Crítica em Cultura, Tecnologia e Educação - LPC CulTE (FAMES / UFES / IFES). 

Downloads

Publicado

2024-10-29

Como Citar

COSTA, J.; JORDAN DOS SANTOS, G. Otimização do ambiente de aprendizagem em bandas de música: : um estudo sobre processos cognitivos e sociocognitivos. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79109. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79109. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos