Optimizing the learning environment in music bands:

a study on cognitive and sociocognitive processes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.79109

Keywords:

music Bands, neuropsychology, social cognitive theory

Abstract

This article aims to discuss how understanding cognitive and sociocognitive processes can contribute to optimizing the learning environment in the context of music bands. In this proposal, a brief description of the music band scene in Brazil is presented; the basic concepts of neuropsychology and its mechanisms of attention, memory and executive functions; and the guiding aspects of Social Cognitive Theory, according to Albert Bandura. The study of this topic is unprecedented in the research that has been published in recent years on music bands in Brazil (Kandler; Figueiredo, 2010; Silva, et al., 2023). The methodology consisted of theoretical-bibliographical research. As a result, a discussion session was held that addressed the central points of this research. Finally, it was found that Neuropsychology and Social Cognitive Theory can favor the learning environment of musical bands, providing a better understanding of the processes involved in the acquisition and retention of new knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jefferson Costa , Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, jeffersoncosta.musica@gmail.com

Jefferson Costa é Graduado em Administração pela Faculdade Estácio de Sá e Bacharel em Música com Habilitação em Instrumentos de Percussão pela Faculdade de Música do Espírito Santo. Possui especialização em Educação Musical, assim como em Neuroeducação e Processos de Ensino-Aprendizagem. Foi integrante do Grupo de Pesquisa Musicológica do Espírito Santo - GPEMUS. Atua na coordenação da Liga de Bandas e Fanfarras do Espírito Santo onde participou da comissão de organização do Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras de Jaguaré/ES (2019), na assessoria em bandas marciais ao Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins/ES (2021), na comissão de organização do Festival de Bandas e Fanfarras de Jaguaré/ES (2018, 2021, 2022, 2023 e 2024) e no Campeonato de Bandas e Fanfarras da Serra/ES (2023 e 2024). Além disso, teve trabalhos aprovados no III Congresso Brasileiro de Percussão, organizado pela UFMG e pela UFU, com o trabalho "Bandas de Percussão Sinfônica", em 2022; e como coautor na revista de Música Hodie, Goiânia, em 2023, com o artigo “O estado da arte das pesquisas sobre bandas de música no Brasil: uma revisão sistemática integrativa das produções acadêmicas, entre 2009 e 2020 ”.

Gleidson Jordan dos Santos, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, gleidson.santos@fames.es.gov.br

Professor Adjunto da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) ocupando a cadeira Didático-pedagógico-artístico no Departamento de Música, Educação e Humanas. Possui Mestrado em Psicologia (2017) na Linha de Pesquisa Processos Psicossociais e Socioeducativos e Doutorado também em Psicologia (2023) na Linha Instituições, Saúde e Sociedade pelo Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei (PPGPSI-UFSJ). Licenciado em Música com Habilitação em Educação Musical (2014) e Bacharel em Psicologia (2021) na UFSJ, além de Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pela UNIFEG. Tem experiência no trabalho com grupos musicais que atuam enquanto rede de apoio social e afetivo, principalmente envolvendo adolescentes. Seus estudos mais recentes envolvem a Psicologia Ambiental e o Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano em suas interfaces com a adolescência, bem como o os processos de aquisição do conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem. Membro do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência da FAMES e do Laboratório de Pesquisa Crítica em Cultura, Tecnologia e Educação - LPC CulTE (FAMES / UFES / IFES). 

Published

2024-10-29

How to Cite

COSTA , J.; JORDAN DOS SANTOS, G. Optimizing the learning environment in music bands:: a study on cognitive and sociocognitive processes. MUSICA HODIE, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.79109. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/79109. Acesso em: 18 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos