Otimização do ambiente de aprendizagem em bandas de música:
um estudo sobre processos cognitivos e sociocognitivos
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v24.79109Palavras-chave:
Bandas de Música, Neuropsicologia, Teoria Social CognitivaResumo
O presente artigo visa discutir como a compreensão dos processos cognitivos e sociocognitivos podem contribuir para otimizar o ambiente de aprendizado no contexto das bandas de música. Nesta proposta, é apresentada uma breve descrição do cenário das bandas de música no Brasil; os conceitos básicos da neuropsicologia e seus mecanismos de atenção, memória e funções executivas; e os aspectos norteadores da Teoria Social Cognitiva, segundo Albert Bandura. O estudo desse tema possui um caráter inédito no cenário das pesquisas que foram publicadas nos últimos anos sobre bandas de música no Brasil (Kandler; Figueiredo, 2010; Silva, et al., 2023). A metodologia consistiu na pesquisa teórico-bibliográfica. Como resultado, elaborou-se uma sessão de discussão que abordou os pontos centrais desta pesquisa. Por fim, constatou-se que a Neuropsicologia e a Teoria Social Cognitiva podem favorecer o ambiente de aprendizado das bandas musicais, proporcionando uma melhor compreensão dos processos envolvidos na aquisição e retenção de novos conhecimentos.