Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras:

critérios para a edição diplomática de Andorinhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v24.78509

Palavras-chave:

pioneiros do violão, repertório para violão, edições para violão, historiografia do violão, violão no Rio de Janeiro

Resumo

Nos últimos anos, a produção brasileira para violão anterior a 1930 vem sendo reavaliada a partir do surgimento de novas fontes, documentos, partituras e estudos (LIMA (2023); PRANDO (2022); TABORDA (2021); ÁVILA ET AL (2020); HABIB (2013). Objetivando colaborar com esse processo, o artigo apresenta a edição esgotada de Andorinhas, de Lilinha Fernandes, peça publicada na década de 1920, pela Casa Arthur Napoleão, em uma versão para piano e acompanhamento de violão, este último realizado por Joaquim Francisco dos Santos (1873-1935), o Quincas Laranjeiras. Ancorado nos pressupostos teóricos de Figueiredo (2016), o texto traça um panorama histórico da obra, levanta as fontes disponíveis e evidencia os critérios que nortearam a realização de uma edição diplomática moderna, visando resgatá-la e novamente disponibilizá-la à comunidade violonística, colaborando com a difusão do repertório brasileiro para ou com violão das primeiras décadas do século XX.

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Biografia do Autor

Humberto Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, humbertoamorim@musica.ufrj.br

Violonista, professor e pesquisador, leciona violão na Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2007. Doutor em Musicologia pela UNIRIO, mestre em violão pela Universidade de Alicante (Espanha), com uma formação acadêmica que compreende sete diplomas (1 doutorado, 2 mestrados e 4 graduações). Publicou dezenas de artigos em revistas científicas e é autor de dois livros publicados pela Academia Brasileira de Música.

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Publicado

2024-09-13

Como Citar

AMORIM, H. Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras:: critérios para a edição diplomática de Andorinhas. Música Hodie, Goiânia, v. 24, 2024. DOI: 10.5216/mh.v24.78509. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/78509. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos